De acordo com Hugo Montenegro, diretor executivo da construtora Alliance, em João Pessoa, ao que tudo indica o mercado imobiliário paraibano tem atraído atenção de compradores de fora, além de uma demanda reprimida por novos produtos. “A Grande João Pessoa atrai muita gente pela qualidade de vida, com demanda por empreendimentos que oferecem possibilidades de moradia com espaços generosos em localização privilegiada. Além disso, apesar das altas taxas de juros, o crédito imobiliário está consistente nas instituições financeiras, tornando-se um importante fator para manter o mercado aquecido”, afirma ele.
A pandemia também foi determinante na mudança dos hábitos do consumidor, afetando o estilo de vida e a relação com o lar, transformando suas rotinas e priorizando outros aspectos que até então estavam em segundo plano. Espaços funcionais, qualidade de vida e consumo consciente, estão entre as preocupações para quem procura um imóvel para morar.
“As demandas que surgiram lá em 2020 e 2021, têm permanecido em 2022. Por exemplo, a casa hoje é vista de forma diferente e deve oferecer, acima de tudo, qualidade de vida ao morador. As pessoas querem aproveitar ao máximo o seu lar, usufruir dos espaços com a família e os amigos”, explica Montenegro.
Para o diretor da construtora há três tendências que se consolidaram nesse período e permanecem:
1. Projetos com conceitos sustentáveis: O consumo consciente tem se tornado uma preocupação maior entre as pessoas. Por isso, empreendimentos que geram menos impacto ao meio ambiente, com iniciativas sustentáveis estão sendo cada vez mais procurados. Além de preservação ambiental, os clientes priorizam projetos que oferecem economia, especialmente de recursos como água e energia elétrica.
2. Espaços funcionais: Muito tempo em casa fez as pessoas valorizarem os espaços dentro de casa. Por isso, projetos com plantas inteligentes e otimizadas vieram para ficar. Os empreendimentos precisam oferecer espaços funcionais, que atendam às necessidades do dia-a-dia, onde as áreas de lazer e bem-estar possam complementar o apartamento, dando amplitude e oferecendo qualidade de vida.
3. Valorização de áreas externas: Por fim, o executivo afirma ainda que empreendimentos com áreas de convivência estruturadas, como academias bem equipadas, honest market, wine bar e piscinas climatizadas podem vir a ser mais desejados. Além disso, para ele, há uma tendência também entre produtos que ofereçam a seus moradores espaços e serviços diferenciados, que combinam moradia, lazer, estudo e trabalho.
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