sábado, 24 de setembro de 2022

Neste domingo (25/9) - TV Brasil estreia faixa com filmes de Roberto Carlos



A TV Brasil apresenta uma trilogia de sucessos do cinema com filmes estrelados por Roberto Carlos na sessão Cine Nacional a partir deste domingo (25), às 16h. O longa "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1968) é a primeira atração e marca a estreia da mostra com produções da sétima arte protagonizadas pelo 'rei'.

A série de clássicos das telonas com atuação do ídolo da Jovem Guarda conta ainda com duas obras que estão entre as 70 maiores bilheterias do cinema brasileiro. A emissora pública exibe os títulos "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (1970) e "Roberto Carlos a 300km por Hora" (1971) na sequência da faixa nas próximas semanas.

Com mais de dois milhões de espectadores no circuito nacional, essas duas películas bateram recordes e lotaram as salas de exibição pelo país. O cineasta Roberto Farias dirigiu os três filmes de ficção da saga do astro da música brasileira. Artistas de renome da dramaturgia também integraram as produções.

As tramas desenvolvidas para os longas combinam cenas de aventura e diversos trechos musicais. Hits do repertório autoral embalam a participação de vários parceiros daquela geração do rock. Roberto Carlos contracena com amigos dos tempos de Jovem Guarda como Erasmo Carlos e Wanderléa.

Trilha sonora com sucessos da carreira

A lógica das produções em cartaz na TV Brasil com a performance de Roberto Carlos no papel principal é inspirada na fórmula lançada pelos Beatles nos anos 1960. A trilha sonora é um destaque dos longas. O repertório de canções marcantes deu origem a premiados álbuns da discografia do cantor e compositor.

Muitos hits da trajetória do próprio artista embalam o enredo desses filmes que o galã estrelou. Os clássicos "Por isso corro demais", "Eu sou terrível", "Como é grande meu amor por você", "Namoradinha de um amigo meu" e "Quero que vá tudo pro inferno" estão em "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura".

A trilha sonora das demais atrações cinematográficas apresentadas na programação do canal público também é formada por músicas autorais emblemáticas do rock e obras feitas junto com Erasmo Carlos. Os dois são responsáveis por alguns dos grandes sucessos que estão eternizados no cancioneiro nacional.

Além das parcerias com melodias e letras da carreira da dupla em títulos que fizeram história na época e são conhecidos até hoje, as faixas escolhidas para os longas mesclam o talento de outros artistas daquele tempo. A trilha inclui composições como "Nossa canção", de Luiz Ayrão, e "Não vou ficar", de Tim Maia.

O filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", por exemplo, traz produções como "É preciso saber viver" e "As curvas da estrada de Santos". Já a película "Roberto Carlos a 300km por Hora" conta com as músicas "Todos estão surdos", tema de abertura da obra, e a balada "De tanto amor".

Elenco com personalidades da dramaturgia

A trilogia de filmes de Roberto Carlos tem um célebre elenco de artistas para acompanhar o 'rei'. As produções reúnem veteranos e jovens talentos como atores e músicos para integrar a dramatização das tramas disponibilizadas na telinha pela TV Brasil.

O enredo de "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" traz nomes como Reginaldo Faria e o experiente José Lewgoy que também participa de "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa", longa que ainda conta com Erasmo Carlos e Wanderléa no elenco.

Em "Roberto Carlos a 300km por Hora", o ator Raul Cortez é um dos protagonistas da história junto com o Tremendão. Também volta à cena Reginaldo Faria que faz uma participação especial na história, assim como Flávio Migliaccio.

Sinopse de "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura"

A divertida trama acompanha o músico brasileiro Roberto Carlos. O artista é perseguido por uma quadrilha internacional enquanto grava um filme com o francês Pierre (José Lewgoy). Durante a trama, o protagonista canta alguns dos diversos clássicos do seu vasto repertório.

A gangue pretende levar o astro da Jovem Guarda para os Estados Unidos. Os criminosos querem captar o talento de Roberto Carlos em potentes computadores. A ideia do bando é produzir obras musicais em massa com a expertise do astro brasileiro. Eles esperam fazer canções em escala industrial.

Para escapar, o famoso cantor e compositor é obrigado a fugir de helicóptero, avião, automóvel, tanque e até de foguete espacial. Durante a jornada, Roberto Carlos vai do Rio de Janeiro para São Paulo, passa por Nova Iorque e chega até o Cabo Kennedy.

A perseguição inclui correrias intensas pela Cidade Maravilhosa na estrada do Corcovado. O músico enfrenta situações de perigo nos braços do Cristo Redentor e precisa se virar em alucinantes acrobacias de helicóptero ao cruzar um dos túneis mais movimentados do Rio em direção ao bairro de Copacabana.

Sob o comando de uma bela mulher, a quadrilha consegue capturar Roberto Carlos. Os sequestradores despacham o cantor num container para os Estados Unidos. Em Nova Iorque, o herói se livra do cativeiro, passeia pela grande metrópole e volta ao Brasil em um foguete que pega no Cabo Kennedy.

Sucesso de bilheteria, o longa "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" incentivou a aproximação entre os amigos Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Os artistas voltaram a compor música juntos e fizeram uma série de músicas em parceria para a trilha sonora. O LP do filme foi classificado entre os 24 melhores álbuns na lista dos 100 maiores discos da música brasileira pela Rolling Stone Brasil.

Ficha Técnica

País: Brasil. Ano: 1968. Gênero: aventura, musical. Direção: Roberto Farias. Roteiro: Roberto Farias e Paulo Mendes Campos. Elenco: Roberto Carlos, José Lewgoy, Reginaldo Faria, Rose Passini, Conjunto RC-7 (Bruno, Dedé, Gato, Maguinho, Nestico, Raul, Wanderley), Sérgio Malta, Jannik S. Pagh, Jacques Jover, Frederico Mendes, Leopoldo Volks, Jorge de Oliveira, Márcia Gonçalves, Ana Levy, Marisia Levy, Grace Lourdes, Elizabeth Pereira, Giomar Yukawa, Riva Faria. Inédito. 97 min. Classificação Indicativa: Livre.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.


Serviço


Cine Nacional – "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" – domingo, dia 25/9, às 16h, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário