terça-feira, 27 de setembro de 2022

A importância da vedação no setor industrial



A vedação e seus sinônimos é algo presente em praticamente tudo que usamos e consumimos. Precisamente, vedar é o ato de evitar que fluídos sejam transferidos de um ambiente para o outro.
A partir de 1800, na Inglaterra, o fornecimento de água para as casas britânicas começou a ser feito com o auxílio de bombas a vapor. Dessa forma, o processo passou a exigir um componente para conter o aumento de pressão da água. Feita com anel vedante aplicada contra a superfície plana da peça, interrompendo e liberando o fluxo de água, o inventor Thomas Gryll apresentou ao mundo a primeira torneira.

Muito além de vedar é realizar manutenções periódicas das vedações. Uma borracha vedadora de um refrigerador, por exemplo, se estiver desgastada e não estiver mais fazendo sua função, além de danificar os alimentos ali contidos, poderá, ainda, sobrecarregar o equipamento, danificando-o, além do aumento de gasto com energia elétrica.

Trazendo o contexto para a indústria, a importância de ter um sistema eficiente e confiável nas vedações de uma planta industrial, vai além do desperdício de material, atribuindo também um prejuízo financeiro. Ademais, os produtos perdidos por meio de vazamentos podem acarretar em problemas mais graves relacionados à segurança dos colaboradores das empresas e com tudo ao redor.

Recorrente nas indústrias, alguns componentes com baixa qualidade e tecnologia podem submeter toda uma cadeia de produção. Há “cases”, como o de válvulas críticas com alto índice de emissões fugitivas, onde houve emissão de 500 kg/ano de fluídos voláteis dispersado na atmosfera, gerando danos ambientais, riscos ocupacionais, elevando o valor do seguro da planta, além de multas.

Para sanar esse problema, o engaxetamento – técnica utilizada para troca de gaxetas em válvulas e bombas – é o procedimento indicado. Importante observar a qualidade, procedência e garantias, visto que o produto que substituirá o anterior deve fazer a função de vedar com máxima excelência. Como resultado, uma redução das emissões fugitivas e perda de produto, gerando economia para o cliente, diminuição de barreiras preventivas e exposição ocupacional.

O que confere satisfação no resultado da vedação são basicamente três fatores essenciais, sendo a especificação correta do material, os equipamentos em bom estado e a instalação adequada do produto. Ainda, na fabricação do equipamento

devem ser obedecidos rigorosos critérios de qualidade, garantindo segurança e eficiência na vedação de tubulações e equipamentos, evitando vazamentos ou contaminação de fluidos, assegurando alta performance e selabilidade.

*Antonio Henrique Silva é CEO da Fercom e atua no mercado de vedação e isolação há mais de 40 anos. www.fercom.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário