quinta-feira, 22 de setembro de 2022

6°Edição do “Via Sat Festival” e “Som Rural” será realizada em Jardim Paulista nesta sexta (23)



Cultura, Arte, Dança e Expressões Culturais Populares, fazem parte da 6° Edição do “Via Sat Festival”. O evento gratuito, acontece  nesta sexta-feira (23), no Alternativo Point Bar, no bairro de Jardim Paulista Baixo, em Paulista e reunirá grandes nomes da cultura local como: A cantora Katyucia, Bongar, Matalanamão, Tiger Rapper, Pernambucafro, Cogumelo Mosh, Mestre Ulisses e Pácua Via Sat.

Realizado há seis anos, o “Via Sat Festival” foi idealizado pelo cantor Ailton Tenório, mais conhecido como Pácua, com objetivo de valorizar e divulgar a importância dos variados ritmos culturais.

Para o artista , a expectativa é grande, pois reúne grande parte da população de Paulista que gosta do Festival, além de fomentar as bandas mais antigas com as bandas mais novas. “O Via Sat Festival é um Festival ligado com vários tipos de músicas, com várias tendências musicais, não só o Rock, o coco ou o maracatu. É todo tipo de música. E a expectativa é bem bacana. Todo mundo gosta. E reúne o bairro quase todo, além de trazer os bairros vizinhos que curtem esse tipo de música, como Paratibe, Arthur Lundgren I, Arthur Lundgren II, Maranguape, enfim, Paulista em peso está lá, para curtir o Festival,” destacou o artista.

O Alternativo Point Bar fica localizado na Avenida Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho N°04, Jardim Paulista, Paulista.

SOBRE PÁCUA VIA SAT

Com família de origem musical, sua carreira artística teve início em casa, com rodas de chorinho e de forró. Depois, com a prática da capoeira, sua musicalidade progrediu cada vez mais. Seu amigo e mestre de capoeira Meia Noite o levou para fazer parte do Afoxé Odolú Pandá, um dos primeiros afoxés fundados na cidade de Recife.

Neste período vivenciava o frevo, côco, maracatu e outros ritmos regionais. Ainda nos anos 80, fundou e integrou outros grupos afros, como: Miscigenação, Nyamakare, Guerrilheiros da Resistência, Daruê Malungo e Bloco Afro Lamento Negro.

Foi neste último, onde Pácua conheceu o artista Chico Science, que o convidou para integrar o seu projeto que estava iniciando chamado: Chico Science e Nação Zumbi. Chegou a fazer vários shows, dentre eles: A sopraria (Roger), o Projeto Seis e Meia (Teatro do Parque), entre outros.

Em seguida fez parte de um programa chamado Mangue Beat, na TV Jornal, que através dele surgiu vários shows das Bandas: ‘Chico Science e Nação Zumbi’, Mundo Livre S.A, Zaratempo e a Banda Lamento Negro, onde Pácua e seus integrantes começaram a fazer uma fusão de ritmos entre Afro, Rock in Roll e Reggae.

Logo após, tornou-se a Via Sat. Fundada há 29 anos e ainda continua atuante nos dias de hoje no mercado phonográfico.

SERVIÇO

6°Edição do “Via Sat Festival” e “Som Rural” será realizada em Jardim Paulista nesta sexta (23)

Atrações: Katyucia, Bongar, Matalanamão, Tiger Rapper, Pernambucafro, Cogumelo Mosh, Mestre Ulisses e Pácua Via Sat.

Quando: Sexta, 23 de setembro de 2022.

Onde: Alternativo Point Bar fica localizado na Avenida Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho N°04, Jardim Paulista, Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário