quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Profissionais levam experiências a alunos de escola pública de Campinas



Um olhar totalmente voltado para o desenvolvimento dos principais atores do futuro das comunidades: os jovens estudantes. Este é o fundamental propósito do Projeto PIPA - Projeto Inspirar Para Atitude, realizado pela Fundação Educar, com o apoio da Cia DPaschoal, em escolas públicas de Campinas-SP.

Através do PIPA, que é uma das oportunidades de voluntariado do Programa SER Educar, profissionais das mais diversas áreas de atuação na Cia DPaschoal, compartilham com os alunos suas trajetórias e histórias de desafios que vivenciaram, incentivando oportunidades de planejamento de projetos de vida e destacando a importância da educação, no intuito de alcançar seus objetivos e a conquista de seus sonhos. Além de inspiração para os estudantes, o Programa de Voluntariado Corporativo promovido pela Fundação Educar, mostrou nos mais de 10 anos de realização, que o colaborador voluntário tem a oportunidade de aprimorar suas habilidades, ampliar networking ao relacionar-se com outros voluntários, além de expandir sua percepção de mundo e praticar a cidadania ativa.

Na última semana o Projeto PIPA foi realizado em dois períodos (matutino e noturno) na Escola Estadual Residencial São José, localizada no bairro de mesmo nome, em Campinas/SP, onde foram praticadas diversas atividades em duplas e em times, com os voluntários compartilhando suas próprias experiências ou histórias inspiradoras, junto aos estudantes, que resultaram em discussões em grupo, com os voluntários, em conjunto com os alunos, criando suas próprias interações.

A Diretora da Escola Estadual Residencial São José, Karina Fernanda Moreira, destacou a importância da realização do Projeto PIPA em sua unidade de ensino, “O Projeto PIPA esteve na escola e nos trouxe uma verdadeira aula de vida, cujo tema foi inspirar e motivar através de trajetórias e de posturas que podem levar ao sucesso profissional e intelectual de nossos jovens estudantes. A ideia de que todos podem, todos são capazes, mas é preciso persistência, coragem, força, foco e escolhas, foram transmitidos nesse dia. Que nossos jovens se lembrem de que é preciso se movimentar, se mexer para mudar o mundo e seu mundo. A toda a equipe, nossa gratidão!”

Já a Analista de Marketing da Cia DPaschoal, Gabriella Cristina Silva e Silva, se emocionou ao recordar do tempo em que era estudante e que planejava seu futuro profissional. “A turma que trabalhei no projeto, era o 1° ano do Ensino Médio, com jovens de 15 e 16 anos. O PIPA para mim, foi de grande emoção, há alguns anos eu estava no mesmo lugar que esses jovens, com o mesmo sentimento e na mesma direção, porém com uma oportunidade de transformação, do mesmo modo que participamos como voluntário do PIPA, com o objetivo de impactá-los positivamente, para nunca desistirem de realizar os seus sonhos. Naquele tempo, alguém também plantou isso em mim. E essa influência transformou a minha vida. Fico feliz em ter a oportunidade de transformar a vida de um jovem, é um sentimento difícil de explicar, mas que faz jus à frase ‘os incomodados que mudem o mundo’. Saí do PIPA com o coração cheio de alegria, pois no começo estava receosa, com medo de não ter a atenção e participação da turma, mas pelo contrário, todos os alunos participaram de formas diferentes, mas sempre com entusiasmo e concentração. Foi muito marcante ver o interesse de todos. Com certeza saí de lá transformada e espero que tenha ajudado na transformação de alguém”, completa Gabriella.

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário