sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Artistas cariocas realizam as últimas apresentações do espetáculo Restar



Com a temática: preservação ambiental, o espetáculo de dança criado pelo Coletivo Objetos em Rede visa provocar um debate público e atrair atenção para a questão urgente das mudanças climáticas e do impacto dos resíduos plásticos neste contexto.
O Coletivo é um braço da Os Dois Companhia de Dança, formada pelo performer e artista visual Hilton Berredo e a bailarina e coreógrafa Giselda Fernandes, que assinam respectivamente a Colaboração Artística/Espaço Cênico e Direção Geral/Direção de Movimento da performance              RESTAR.

RESTAR foi contemplado pelo edital Fomento à Cultura Carioca (FOCA 2021) – após turnê de dois meses pela cidade do Rio de Janeiro, chega à Baixada Fluminense no dia 30/09,  com duas sessões gratuitas às 10h e 14h. 

Para dar vida ao espetáculo, nove performers oriundos de diversas partes da cidade do Rio - com Direção de Giselda Fernandes - se juntam em cena para a realização de em um trabalho conceitual, que utiliza o objeto-partner como elemento essencial no debate sobre as consequências da poluição ambiental. A performance consiste em uma ação em que os bailarinos utilizam, sacos plásticos, garrafas pet, caixas plásticas, tampinhas de garrafa e outros objetos sintéticos, coletados especialmente para o trabalho. Esses objetos possuem um grande apelo visual e sonoro, e são trabalhados de forma a causar um forte impacto no público. É impossível assistir RESTAR e não refletir sobre a importância de um olhar consciente para o descarte de objetos plásticos; sobre o reuso desses objetos; sobre a possibilidade de transformação do que seria num primeiro momento “descartável”; sobre o acúmulo de lixo no planeta; sobre como isso afeta nossos corpos e nosso dia a dia. Em um determinado momento da cena, tais resíduos são amarrados em longas “tripas” que servem de ‘cordão de isolamento’ para envolver os participantes enquanto evoluem no espaço de apresentação.

O projeto RESTAR objetiva dar continuidade e longevidade ao trabalho do Coletivo Objetos em Rede e promover a realização desta circulação com 08 apresentações, que deverão fomentar um estreitamento de vínculos entre atores culturais da cidade.

Nesse sentido, o projeto prevê participações de artistas e agentes de cultura locais, moradores e/ou atuantes nos locais de apresentação do espetáculo. O objetivo é promover o debate acerca dos resíduos plásticos e seus impactos no meio ambiente, abrindo um diálogo artístico com público e artistas locais.

O Coletivo Objetos em Rede

Tudo começou em 2019 com a vontade da artista Giselda Fernandes de dar uma resposta artística às questões ambientais e sociais contemporâneas. Naquele momento Giselda convoca oito performers de diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro para criação de uma videoperformance, que estreou em novembro de 2020. O processo foi realizado de forma remota com encontros virtuais, por conta do isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, e isto, transformou a visão dos performers passará desenvolver diversas reflexões sobre essa premente questão.

Reunidos sob a orientação da coreógrafa Giselda Fernandes e do artista e professor universitário Hilton Berredo, o Coletivo Objetos em Redes utiliza objetos plásticos como parceiros (objeto-partner) em suas manifestações performáticas. O resultado pode ser visto como uma forte reação ao atual estado de coisas em que cada pessoa pode se ver transformada em seres plásticos que desequilibram o planeta. Na ocasião, o projeto teve o apoio do Prince Claus Fund e Instituto Goethe.

- Objetos em Redes não reconhece fronteiras entre arte e natureza, entre corpo e objeto, entre cidade formal e informal, entre hoje e amanhã: presencialmente ou on-line nos afetamos e queremos afetar a todos com os desafios de cocriar o mundo das futuras gerações - explica     a diretora, Giselda.

Com a criação da Videoperformance, o grupo viabilizou seu encontro presencial através de uma residência artística. Neste encontro, o coletivo se consolidou e produziu uma Instalação Coreográfica que foi transmitida em LIVES pela página do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e gravada para ser transmitida via Sympla. Aprofundando as pesquisas realizadas para a videoperformance - pesquisa que incita as relações corpo-objeto e corpo- meio-ambiente numa composição coletiva a partir de caminhos individuais - nasce o Coletivo  Objetos em Rede!

Programação:

30/09 (sex) - 10hs e 14hs - Arena Jovelina (Pavuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário