sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Barbatuques apresenta Rosa de Fogo



O single traz um poema com uma engenhosa composição, onde a voz principal segue acompanhada por saudações aos orixás transformadas em bases harmônicas, soando tessituras e camadas que se misturam.

Nesta sexta-feira (23), o Barbatuques traz o penúltimo lançamento da série de singles anunciada pelo grupo para 2022. Rosa de Fogo chega em todas as plataformas digitais, com letra, música e arranjo de Charles Raszl, cantada por Marcelo Pretto, com segunda voz de Tais Balieiro, acompanhados pelo coro feminino e masculino do grupo. PLAY ▶ Ouça Aqui Rosa de Fogo

Rosa de Fogo traz como ritmo principal o Ijexá africano, conduzido pela música percussiva corporal e vocal, com uma construção harmônica criativa e diferenciada. Charles Raszl conta mais sobre a composição do novo single, “A música é um poema que busca a ancestralidade, muito inspirado na história do Brasil, poderia até ser a história da humanidade, traz um positivismo no refrão pra gente botar fé no nosso povo, na nossa cultura, nisso que a gente é  - ganhou contornos de uma reza. Musicalmente foi inevitável não recorrer ao universo afro-brasileiro três bases rítmicas estão presentes nela: o congo do espírito santo, o baião e principalmente o ijexá. Do ponto de vista harmônico, os acordes da música são feitos pela vozes femininas e masculinas, entretanto, todas essas vozes estão fazendo saudações aos orixás, é a prosódia da música, a harmonia se apoia nisso acrescentando significado à entonação das bases vocais, o que reforça a questão de reza, a trama harmônica faz parte da reza do poema”.

O projeto 2022 de lançamento de singles do Barbatuques reúne sete músicas, todas em gravações inéditas. Ao longo do ano, foram lançadas Gogó da Ema (releitura de Maria do Carmo Barbosa), Natureza (parceria com Russo Passapusso, do Baianasystem), Clariô (parceria com o italiano Stefano Baroni e participação especial das Clarianas), Na Roda do Mundo e Eu Vou Cantar (releitura a junção de dois baianás da Maria do Carmo Barbosa). O último single é Entre Amigos, que tem lançamento no dia 21/10, com participação de Lenine. Todos os lançamentos são pela MCD Records.

FICHA TÉCNICA Rosa de Fogo

Ano de lançamento: 2022 

Música, letra e arranjos: Charles Raszl (Barbatuques) 

Voz principal: Marcelo Pretto

Segunda voz: Tais Baleiro

Coro: Barbatuques

Produção musical: Charles Raszl

Mixagem e Masterização: André Magalhães

Selo MCD Records

Smart link https://orcd.co/rosadefogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário