sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Instituto MRV lança podcast com o apoio de voluntários para narrar histórias ao público infantil



Em um mundo tomado pela pandemia e falta de interação social, muitos foram os desafios com as crianças dentro de casa. Foi nesse momento em que a tecnologia ganhou ainda mais espaço e os celulares, tablets e notebooks, se tornaram os principais companheiros de muitas delas.
Neste contexto, nasceu o podcast "Lá Vem História", iniciativa do Instituto MRV, organização sem fins lucrativos e braço social da MRV&CO, com foco na contação de histórias ao público infantil através das plataformas de áudio.

O podcast nasceu do projeto de mesmo nome, que, em período pandêmico, reuniu voluntários para contar histórias, por meio de chamada de vídeo, aos filhos dos colaboradores do grupo MRV&CO. Depois de registrar muito sucesso e engajamento interno, o Instituto MRV decidiu expandir a ideia e oferecer um conteúdo parecido ao público em geral, dessa vez no formato podcast.

O Lá Vem História é uma contação de histórias curtas, que estimula a imaginação, a escuta, e transmite conhecimento de forma lúdica. "Em um mundo cada vez mais digital, onde nossas crianças têm uma relação bem próxima com os aparelhos de tecnologias, enxergamos uma oportunidade de entregar um conteúdo literário, que fomenta o interesse pela leitura e desperta a imaginação das crianças", ressaltou Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV.

A pedagoga e contadora de histórias Rúbia Mesquita é a anfitriã do podcast Lá Vem História, que em sua primeira temporada conta com seis episódios, que são lançados a cada 15 dias. Cada história é narrada por um convidado especial, mesclando entre voluntários do Instituto MRV e convidados externos. "Os nossos voluntários foram capacitados para contarem histórias. Com esse conteúdo, visamos inserir as crianças no mundo encantado da literatura, trabalhando a imaginação e valorizando a importância da escuta. Além disso, é uma forma de incentivo à leitura e acaba se tornando mais um momento de interação entre pais e filhos. E claro, deixa o Instituto MRV cada vez mais próximo dos nossos realizadores do futuro", afirmou Blenda.

Hirohito Almeida, é colaborador da MRV&CO, voluntário do Instituto MRV e um dos narradores. Para contar a história do "Reizinho Teimoso", tema do segundo episódio, convidou sua esposa, Grece Oliveira e sua filha, Mariana Oliveira, de 12 anos, para fazerem as vozes de alguns personagens. "Trazer minha família para compor a história os aproxima do outro lado da atividade e os conecta com o propósito de tudo isso: fazer o bem às pessoas que servimos", comenta. "Crianças possuem pouca referência de passado e, naturalmente, são estimuladas pela imaginação, pela projeção de algo futuro. Sabendo disso as histórias são excelentes ferramentas não só de diversão, mas de aplicação de conceitos morais, éticos e sociais. É o jeito mais divertido e bacana de ensinar e aprender", completa.

O podcast Lá Vem História já está disponível nas principais plataformas de áudio e pode ser acessado através do link https://open.spotify.com/show/4sqjCj4CIeY7hwXLjtoywq.

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1,1 milhão de pessoas em sete anos. Saiba mais em institutomrv.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário