segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Mercado de mecânica automotiva busca por profissionais cada vez mais capacitados



O cenário do mercado de trabalho brasileiro em geral, mostra que sobram oportunidades para profissionais capacitados e qualificados em novas tecnologias e inovações, e um dos setores que mais busca pessoas treinadas e habilitadas, é o ramo de reparação automotiva.
A área abrange diversas oportunidades de trabalho, como mecânico e eletricista de automóveis, mecânico de motocicletas, profissionais especializados em diagnósticos, instalação de sons e acessórios, mecânico de suspensão e freios, colorimetria, micro restauração de pintura, entre outras.

Um dos motivos para essa demanda por mão-de-obra qualificada, foi o crescimento nos reparos dos carros usados, pelo fato da pouca oferta de veículos novos no mercado, acarretando, inclusive, no aumento dos preços nas concessionárias. Atualmente, os proprietários dão prioridade na manutenção de seus veículos, à buscarem por zero quilômetros. Essa alta demanda, por sua vez, levou a um aumento expressivo na oferta de empregos nas oficinas reparadoras de todo o Brasil. Pesquisas mostram que apenas no início de 2022, o número de empregos no setor de reparos de veículos e motocicletas cresceu cerca 13%, com mais dois milhões de vagas preenchidas. Somente este ano, os modelos mais antigos estão ganhando disparado dos novos, com a comercialização de mais de três milhões de unidades e o total de novos carros vendidos é três vezes inferior.

Com relação à qualificação dos profissionais, além do constante aumento de inovações no setor automotivo, durante a pandemia, o trabalho remoto foi a saída para muitas empresas, que até hoje utilizam desta ferramenta para conectar seus funcionários a longas distâncias e no caso das oficinas mecânicas, a tecnologia também vem ganhando cada vez mais espaço e revolucionando os processos diários, a ponto de tornar impossível se manter firme no mercado, sem uma constante capacitação. Ofertar soluções modernas e investir na tecnologia, demonstra a preocupação dos profissionais com as necessidades dos clientes e possibilita à oficina vantagens em um setor cada vez mais competitivo.

O serviço do profissional mecânico, que está em constante aprendizado, cada vez mais é  valorizado. Isso porque existem veículos mais tecnológicos, fabricantes que deixaram de existir, peças que saem de linha e muitos outros fatores. Nesse sentido, também é preciso uma boa infraestrutura da oficina para uma excelente oferta de serviços eficientes e de acordo com a necessidade do mercado. Os clientes valorizam a rapidez e a eficiência no atendimento, pois sempre que seus veículos necessitam de algum tipo de reparo, tudo o que eles mais querem é pegá-los o quanto antes. 

Para o Gerente do Maxxi Trainning Academy, Leandro Vanni, os desafios tecnológicos apresentados diariamente para os profissionais do mercado automotivo, faz com que eles estejam em constante treinamento e capacitação das novidades do setor. “O que observamos atualmente, no mercado de reparação automotiva, é a expansão de novas tecnologias. Os aspectos mecânicos do veículo estão cada vez mais integrados à parte eletrônica do carro, portanto, a constante atualização e a ampliação de conhecimento, aliados a novos equipamentos, será fundamental para os profissionais que desejam permanecer no mercado ou mesmo agregar valor às suas manutenções e seus negócios”, destacou Vanni.

A fim de oferecer e auxiliar o mercado na construção e distribuição de conhecimento técnico, comercial e de gestão para todos os profissionais do setor automotivo, em 2011, surgiu o Maxxi Trainning Academy. A intenção, desde então, é preparar profissionais para atuar na prestação de serviços e comercialização de produtos automotivos, entregando conteúdo de excelência, que contribua com o seu desenvolvimento profissional ou de seu negócio. Já foram realizadas mais de 690 edições de treinamentos, todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 11 anos foram mais de 130 mil certificações, sendo esta uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro. Graças às parcerias com os principais fornecedores do mercado automotivo, o Maxxi Trainning Academy oferece ainda uma plataforma digital, em conjunto com o Centro Técnico de Tecnologia, Treinamento & Inovação - CTTi da Cia DPaschoal, através de um canal no Youtube, onde profissionais mecânicos e leigos podem encontrar conteúdos relacionados ao mercado automotivo, que vão desde à manutenção dos veículos, até a necessidade da troca das palhetas dos limpadores de pára-brisas, a importância do rodízio de pneus e como realizar, em casa, a regulagem da altura dos faróis.

Sobre o Maxxi Trainning

O Maxxi Trainning surgiu em agosto de 2011, diante da necessidade de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro. “A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e as exigências do mercado consumidor. Com o Maxxi Training, o setor terá acesso às informações que hoje estão restritas a uma minoria”, explica o Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal. 

Até o momento foram realizadas mais de 690 edições de treinamentos presenciais (Feira do Conhecimento Técnico), todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 11 anos foram mais de 130 mil certificações. Esta é uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro. 

“O mecânico devidamente capacitado fará uma instalação mais eficiente, identificará avarias mais técnicas, aconselhará adequadamente o cliente e terá maior atenção às questões de responsabilidade ambiental, como o descarte correto de peças inservíveis e a troca de componentes apenas quando, de fato, houver necessidade”, diz o Gerente do Maxxi Trainning, Leandro Mateus Vanni.  


Saiba Mais: https://www.maxxitrainning.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário