Antigamente, as próprias montadoras recomendavam dar partida no veículo e deixar o motor “esquentar” por alguns minutos, o que era indicado para assentar as peças internas pelo desgaste natural e, com isso, prolongar a vida útil do motor, contudo, atualmente, entrar no carro, dar partida, afivelar o cinto de segurança e ajustar o espelho retrovisor já é o tempo necessário e suficiente para isso, graças às tecnologias dos veículos, como injeção eletrônica entre outros. O que não muda, mesmo com o passar do tempo, são simples cuidados como a verificação periódica do nível de óleo do motor na vareta e a troca no período correto, conforme a especificação contida no manual de proprietário.
Estar sempre atento ao nível do reservatório de líquido de arrefecimento, seguindo as especificações do manual, também ajuda a evitar problemas. O líquido de arrefecimento não se completa, se troca, e a recomendação de grande parte das montadoras é inspecionar o item a cada 10 mil quilômetros, ou uma vez ao ano. Se a troca for necessária, ela deverá ser feita, evitando assim com que o veículo rode acima da temperatura ideal, o que ocasiona desgastes e danifica diversas peças, como bomba d’água e juntas de motor.
Outro item que merece atenção especial e que muitas vezes pode deixar o motorista com problemas é a bateria. Dar a partida no carro com o rádio, ou outros componentes eletrônicos ligados, pode causar um desgaste prematuro da vida útil da bateria. Outro costume que muitas pessoas têm é deixar a chave no contato, o que mantém o sistema energizado e em modo de espera, aumentando assim, o consumo da bateria, por isso, ao deixar o veículo é recomendado retirar a chave da ignição. O mais indicado é realizar a inspeção na bateria em um estabelecimento qualificado a cada seis meses, ou a cada 10 mil quilômetros.
Os pneus são muito sensíveis a componentes irregulares e à falta de manutenção adequada, por isso é importante sempre calibrá-los de acordo com a especificação do fabricante e, se possível, no período da manhã, podendo assim, evitar um contratempo. Os pneus podem sofrer com desgaste irregular, normalmente na parte dos ombros, por conta de baixa pressão ou no centro da banda de rodagem, o que é ocasionado por alta pressão. Outro ponto importante a se observar é a tampa da válvula de segurança (bico), pois sem essa tampa, a pressão pode sofrer alteração. Para preservar os pneus, além do cuidado com a calibragem, é indicada a realização do rodízio, o que deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, evitando o desgaste prematuro, a deformação (escamação) na banda de rodagem e aquele ruído de ressonância. O balanceamento e o alinhamento também devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros, ou pelo menos uma vez ao ano.
Um item que muita gente esquece de verificar, mas quando precisa usá-lo e ele está com problemas, pode ser muito perigoso, é a palheta de limpador de pára-brisas. Considerados itens de segurança, quando estão em mau estado, podem riscar os vidros dianteiro e traseiro, além de comprometer a segurança em dias de chuva, pois palhetas irregulares não têm eficácia no momento da limpeza. Manter as palhetas sempre hidratadas e, quando possível, deixar os braços levantados quando o veículo permanecer estacionado por muitas horas exposto ao tempo, pode fazer a diferença. O sol faz com que esse componente resseque e as borrachas rasguem, por isso, observar o reservatório do limpador de pára-brisa e abastece-lo com produto adequado, de PH neutro, pode ser uma excelente opção para acionar o limpador com o jato de água, pelo menos três vezes na semana e assim, evitar maiores problemas.
Para o Coordenador do Centro de Treinamento Técnico e Inovação - CTTi da Cia Dpaschoal, Danilo C. Ribeiro, essas são algumas pequenas atitudes que ajudam a manter o carro sempre em dia e evitar assim, gastos desnecessários. “Temos que pensar que os carros são produtos que utilizamos diariamente, por isso temos que mantê-los em dia, para evitar maiores problemas e, principalmente, gastos. Algumas pequenas atitudes contribuem com que consigamos manter o veículo em ordem, basta observarmos itens como líquido de arrefecimento, calibragem dos pneus, qualidade das palhetas dos limpadores de pára-brisas e estarmos sempre atentos a costumes que podem contribuir para a diminuição da vida útil das baterias, são extremamente importantes nesse sentido. Basta ficarmos atentos e fazer o que é preciso, no período correto”, indica Danilo C. Ribeiro.
A DPaschoal, possui 123 lojas instaladas em oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas no sistema de suspensão dos veículos.
Sobre a DPaschoal
Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 123 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.
Saiba mais: https://www.dpaschoal.com.br /
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