domingo, 23 de outubro de 2022

Livro sobre “Seis Sigma” será lançado na Escola Politécnica da UFBA

 

Os professores/pesquisadores Abel Ribeiro, baiano, da Escola Politécnica da UFBA, e Alessandro Brun e Matteo Strozzi, italianos, da Politécnica de Milão, lançam, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, no próximo dia 26 de outubro, a partir das 18h30, o livro “Manual Seis Sigma para o Green Belt”. O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.

 

Alessandro Brun e Matteo Strozzi participarão do lançamento de forma on-line e estarão presentes a diretora atual da Escola Politécnica, Profa. Dra. Tatiana Dumet, e o novo diretor eleito, Prof. Dr. Marcelo Embiruçu. O professor Abel Ribeiro fará de forma presencial uma palestra apresentando o livro “Manual Seis Sigma para o Green Belt” que, além dos prefácios de Thomas Pyzdek e Mikel J. Harry inclui um resumo da‌ ‌evolução histórica‌ ‌do‌ ‌conceito‌ ‌de‌ ‌qualidade, as ‌metodologias‌ e ferramentas ‌criadas para o Seis Sigma, cinco ‌casos‌ ‌de‌ ‌aplicação, o ‌conhecimento‌‌técnico‌ ‌expandido e‌ ‌algumas‌ ‌das‌ ‌ferramentas‌ ‌mais‌ ‌complexas.

 

O professor Abel Ribeiro também apresentará a ideia de novo livro sobre o tema “Melhoria Contínua Continuada” e autografará o livro em lançamento, que poderá ser comprado na ocasião com 50% de desconto.  “Manual Seis Sigma para o Green Belt” é o resultado de anos de pesquisa e ensino das metodo­logias Lean e Seis Sigma na Escola Politécnica de Milão, no Master in Ingegneria della Produzione (MIP) e em muitas empresas italianas, bem como o resultado da síntese dos vários coachings realizados durante a implementação dos projetos Seis Sigma, efetuados tanto para a certificação de diferentes Belts como para a otimização de processos que vão além dos caminhos de certificação”, esclarece o professor Abel Ribeiro.

 

O professor baiano conta que durante os cursos empresariais que ministrou frequentemente era solicitada a sugestão de textos que pudessem garantir o aprofundamento dos tópicos abordados. Segundo ele, existem várias publicações no mercado, entretanto parecia que faltava, tanto aos gerentes como aos estudantes, um livro que pudesse constituir um bom meio-termo entre a abordagem acadêmica e a aplicação industrial. Na opinião dos autores faltava uma publicação que tornasse o método e as ferramentas compreensíveis e de fácil aplicação para as problemáticas empresariais. Por isso, diz ele, “o objetivo deste livro é oferecer um suporte metodológico e técnico robusto para a compreensão e o uso autônomo (o que em inglês se resume como “mastering”, ou seja, dominar) das ferramentas necessá­rias e funcionais para o gerenciamento de projetos”.

 

As vendas estão sendo feitas na Amazon.

 

Os autores

 

Abel Ribeiro de Jesus  - Professor Dr. Associado da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, com exogenia na Strathclyde University, Escócia e Pós Doutor em Engenharia Industrial com o tema Seis Sigma e Melhoria Contínua. Atuou como gerente de engenharia, manutenção e gestão da qualidade em empresas siderúrgicas e metalúrgicas de grande porte. Abel Ribeiro foi criador da disciplina Gestão da Qualidade na Engenharia e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Liga Lean Seis Sigma – LLSS e TQM, entre 2013 e 2019. Coordenou a implementação dessas metodologias por 15 anos em uma grande empresa metalúrgica, bem como atualmente na Escola Politécnica da UFBA.

 

Alessandro Brun - Doutor e graduado em Engenharia Gestão Industrial, é Professor Titular do Politécnico de Milão e Titular do ensino de Gestão da Qualidade. É membro do Conselho Diretivo da Italian Six Sigma Academy. Alessandro Brun é autor de mais de 200 livros e artigos publicados em revistas científicas e em anais de congressos italianos e internacionais. Ele trabalhou no lançamento e implementação do Seis Sigma em várias empresas italianas, tanto no âmbito da produção (Mapei, Eni), como no âmbito dos serviços (Sky, Vodafone, Poste Italiane), levando mais de 1.000 profissionais até os vários níveis de certificação Seis Sigma.

 

 

 

Matteo Casadio Strozzi - Graduado em Engenharia de Gestão Industrial e professor do Politécnico de Milão, Matteo Casadio Strozzi trabalha com Excelência Operacional desde 2000, implementando sistemas Lean, Six Sigma e World Class Management - WCM. Promoveu a implementação de sistemas OpEx em várias multinacionais como Radici Group, Eni, Mapei, Oracle, Vodafone, Dompé, GM Financial, Air Liquide, Marchon e Grand Vision, gerenciando programas de treinamento e mentoring. Ele também acompanhou empresas farmacêuticas na introdução de sistemas Quality by Design.

 

Sobre a edição brasileira

 

“Quando Alessandro Brun e Matteo Casadio Strozzi propuseram editar este livro em português, aceitei imediatamente, pela contribuição que ele poderá trazer para nossos estudantes de graduação em geral, para os profissionais e para as empresas brasileiras, sejam elas grandes, médias ou pequenas.

 

Conheço Alessandro e Matteo há mais de 10 anos, temos nos encon­trado em congressos internacionais e aqui no Brasil, onde apresentamos papers sobre Seis Sigma. Ao fazer parte de um pós-doutorado, em 2019, reu­nimo-nos na Politécnica de Milão, com foco numa pesquisa sobre Melhoria Contínua, fruto da minha inquietação de não estarmos presenciando um grau elevado de implementação dessa prática aqui no Brasil.

 

Assim é que foi concretizada a ideia de viabilização para a publi­cação aqui no Brasil deste Manual Seis Sigma para os Green Belts. Obra ainda inédita em português, segundo creio, contribuirá certamente para a implementação do Seis Sigma nas empresas e organizações brasileiras, de modo que elas possam conquistar melhorias nos resultados, hoje e sempre, uma premente necessidade.”

 

Abel Ribeiro de Jesus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário