segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Bloco Magia do Frevo na programação do XV Encontro Nordestino do Xaxado



Em novembro, o Bloco Magia do Frevo vai levar bonecos gigantes, trio elétrico e orquestras para as ruas de Serra Talhada. Na Estação do Forró, também haverá exposições com temáticas carnavalescas

O XV Encontro Nordestino do Xaxado, que ocorrerá do dia 10 ao dia 13 de novembro, em Serra Talhada, vai abrir alas para o frevo e para o carnaval de Olinda. Promovendo um grande encontro de culturas, sons e tradições, o Bloco Magia do Frevo vai arrastar os foliões pelas ruas da cidade, com um cortejo cultural formado por bonecos gigantes, passistas e orquestras de frevo em trio elétrico. Também haverá aulão para quem quiser aprender a dançar frevo, além de desfile de Caboclos de Lança.

Em cada um dos quatro dias do evento, a concentração ocorrerá no Posto VISA, às 17h, na Avenida Miguel Nunes de Souza, bairro São Cristóvão; e a apoteose será na Pracinha Lampião. Além do fervor da música e das danças típicas do carnaval olindense, os moradores e turistas de Serra Talhada poderão contemplar uma exposição de sombrinhas de frevo, outra de fotografias de frevo na Estação do Forró, além de participar de oficinas culturais de dança, pintura de rosto, adereço de cabelo, fantasias de papel e artesanato (decoração de sombrinhas de frevo) nos CRAS de Vila Bela e Mutirão.

De acordo com a diretora executiva do bloco, Rosana Almeida, este já é o terceiro ano consecutivo de realização do evento. Promovendo a salvaguarda do frevo, com todo o seu encanto, o Bloco Magia do Frevo atrai cada vez mais gente. “Em 2020, o bloco Magia do Frevo foi executado junto ao Carnaval de Olinda e arrastou multidões pelas suas ladeiras até o Polo Infantil, local onde aconteciam as oficinas e apresentações culturais. Já em 2021, fizemos o projeto de forma virtual, reverberando a marca do nosso cliente pelo YouTube de forma positiva, fomentando a classe artística no período de pandemia”, contou ela.

Ainda segundo Rosana Almeida, neste ano, o objetivo é levar a Magia do Frevo para além das ladeiras de Olinda, realizando o evento junto ao Encontro Nordestino de Xaxado. “Traremos cinco bonecos gigantes vestidos de Lampião e Maria Bonita, mais três trajados de cangaceiros, apresentando, além da magia do carnaval pernambucano, a história da região. Faremos um cortejo cultural com trio elétrico, caboclos de lança, orquestra e passistas de frevo. Será um prazer imenso poder reverberar positivamente a nossa cultura na cidade”, disse.

ATACADÃO - O Bloco Magia do Frevo tem patrocínio do Atacadão, o maior atacadista brasileiro em número de lojas que está presente em quase 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 60 anos e cerca de 62 mil colaboradores, possui mais de 270 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br/).

O projeto tem realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com apoio da Parlare, Prefeitura de Serra Talhada e Fundação Cultural Cabra de Lampião. A produção é da Rever Promo junto à Produtora Cultural Rosana Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário