quinta-feira, 27 de outubro de 2022

IV Seminário Biblioteca nas Escolas capacita mais de mil professores das redes pública e privada de PE

 


O IV Seminário Biblioteca nas Escolas, realizado entre os meses de maio e outubro de 2022, reuniu aproximadamente 1.500 profissionais ao longo dos ciclos de palestras gratuitas para professores que atuam em bibliotecas escolares da rede pública e privada do Estado de Pernambuco. Os encontros gratuitos do seminário foram realizados em formato virtual através do canal do EducaPE no Youtube, e contou com mais de 900 escolas participantes.

 

Com tema geral Funções da biblioteca escolar: literatura, informação e cultura, a programação da IV edição trouxe 9 encontros que aconteceram quinzenalmente, abordando tópicos específicos que compõem parte da temática geral do seminário. As palestras, disponíveis no canal EducaPE, foram ministradas por professores especialistas de diferentes Universidades do país (UFPE, UFPB, UFC UFMG e USP). A coordenação pedagógica desta edição ficou a cargo de Ester Rosa, especialista em formação de leitor, PhD em Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL/UFPE.

 

Os principais temas discutidos no IV Seminário Biblioteca nas Escolas foram: funções da biblioteca na escola; agenda cultural; letramento literário; espaço da biblioteca como mediador na formação de novos leitores; círculo de leitura como metodologia na formação literária; perspectiva inclusiva da biblioteca. Os debates foram pensados com o intuito de capacitar profissionais que sejam capazes de aproximar mundos, em que crianças e jovens sejam estimulados às subjetividades, à leitura de textos literários, expandindo assim os conhecimentos através de diferentes linguagens artísticas. Cada encontro do seminário envolveu cerca de 400 professores/coordenadores, com a proposta da disseminação e conscientização da transformação das bibliotecas em ambiente de expansão do conhecimento - uma “Biblioteca Viva''.

 

Segundo a idealizadora e coordenadora geral do Seminário Biblioteca nas Escolas, Deborah Echeverria, a edição de 2022 estreou no formato virtual e gerou frutos ainda maiores. “ Sensibilizar sobre a importância da biblioteca escolar e capacitar os profissionais de biblioteca para que eles se tornem formadores de leitores são nossos objetivos. Os nove especialistas selecionados, profissionais de renome em suas áreas, transmitiram conhecimento para praticamente todos os coordenadores de bibliotecas de escolas estaduais de Pernambuco e algumas privadas. A parceria do Seminário com a Secretaria Estadual de Educação tem feito com que a mediação de leitura e outras práticas nessas bibliotecas escolares ganhem qualidade. O Seminário Biblioteca nas Escolas é uma marca de sucesso e instrumento fundamental na melhoria da qualidade das bibliotecas escolares de nosso estado”, explica Echeverria.

 

O Seminário Biblioteca nas Escolas é estruturado a partir dos planos nacional e estadual (Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - PELLLB), priorizando os três primeiros eixos do PNLL: a Democratização do acesso ao livro; o Fomento à leitura e à formação de mediadores de leitura e a Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico. As bibliotecas escolares têm papel fundamental para a formação humana que precisa ser valorizado em Pernambuco e no Brasil, no acesso à leitura e à literatura como direito humano, bandeira lançada pelo sociólogo, crítico literário e professor, Antônio Cândido.

 

Subsidiar com fundamentos legais o desenvolvimento das ações pertinentes ao ambiente de trabalho e ações pertinentes ao trabalho dos profissionais envolvidos nesta ação, visando uma maior integração da biblioteca e do profissional coordenador com as ações de leituras, nas escolas estaduais, tendo como meta final a melhoria dos índices de aprendizagens dos estudantes pernambucanos, são pontos relevantes que Shirley Malta, Gerente de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, acrescenta diante da parceria estabelecida desde 2016 entre a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e Editora Cubzac.

 

O IV Seminário Biblioteca nas Escolas é uma realização da Editora Cubzac com patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco - CEPE e apoio da Secretaria de Educação de Pernambuco. Em 2016 e 2017, o Seminário Biblioteca nas Escolas aconteceu no Recife no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura e no auditório da Academia Pernambucana de Letras, respectivamente. Já a edição de 2019, além do Recife, foi realizada no interior do Estado, nas cidades de Triunfo, Nazaré da Mata e Caruaru.

 

 

 

Equipe

 

Coordenação Geral: Deborah Echeverria

 

Coordenadora Pedagógica: Ester Rosa

 

Produção: Karuna de Paula

 

Palestrantes: Palestrantes da UFPE, UFPB, USP, UFC e UFMG

 

Mediadores de leitura: mediadores/contadores de histórias (PE)

 

Moderação dos debates: Ester Rosa e Deborah Echeverria

 

 

 

SERVIÇO:

 

IV Seminário Biblioteca nas Escolas

 

Encontros onlines quinzenais | 10h às 11h30

 

YouTube EducaPE: www.youtube.com/user/EADPernambuco

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário