quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Luto: por que as cerimônias de despedida são importantes?



Psicóloga especialista em luto esclarece que sem o ritual de adeus, há uma quebra no processo de aceitação do luto

Perder alguém que amamos é sempre muito difícil. Dessa forma, vivenciar todo o processo do luto é natural e necessário, pois ajuda as pessoas a aceitarem a perda.

É o que explica a psicóloga e especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira. Segundo ela, rituais do luto são importantes aliados para ajudar no processo.

“O velório é um exemplo de ritual extremamente importante. Ele é a despedida do ente querido e também aproxima os enlutados à realidade, permitindo o fechamento de um ciclo. Sem o ritual de adeus, há uma quebra no processo de aceitação que pode interferir negativamente no enlutado”, esclarece a psicóloga.

Além dos velórios, homenagens em datas significativas, como também a aproximação com familiares e amigos, que podem estar presentes fisicamente abraçando e confortando, ajudam bastante na vivência e transformação das emoções

O Dia da Lembrança, ou Dia de Finados, como também é conhecido, é um ritual instituído na nossa cultura como uma data para homenagear aqueles que se foram, realizando cerimônias religiosas, visitando os jazigos e os enfeitando com flores.

“Muitas famílias costumam ir juntas aos cemitérios para relembrar as memórias de seus entes queridos e dar suporte uns aos outros. Também há aqueles que preferem um momento particular para essa visita”, afirma Simône Lira.

A psicóloga esclarece que o luto é algo singular e cada um vive à sua maneira: “Deve-se validar e permitir a expressão dos sentimentos. Isso é de grande importância para os enlutados. Alguns podem atribuir outros significados a essa vivência e até utilizar esse espaço para se confraternizar com a família lembrando de momentos importantes que tiveram com o ente querido como forma de ressignificar os sentimentos”, finaliza a psicóloga. 

Dia da Lembrança 

Com a aproximação do Dia da Lembrança, o Grupo Morada e suas marcas (Morada da Paz, Morada da Paz Essencial - Assistência Funeral e Morada da Paz Pet) disponibilizaram através do link diadalembranca.com.br acesso a vários dos seus serviços.

No link é possível acessar o Morada da Memória, uma plataforma exclusiva para homenagens e despedida, onde é possível enviar mensagens, histórias e lembranças, compartilhar fotos, vídeos e até acender uma vela virtual.

Outro serviço é o Morada do Cuidado, um espaço gratuito que oferece apoio especializado em luto a todos aqueles que estão nesta jornada

Nenhum comentário:

Postar um comentário