sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Especialista explica como preparar planejamento tributário para o ano de 2023



Começar o planejamento financeiro de uma empresa é uma questão ampla, porém no último trimestre do ano as empresas têm uma organização e entendem a importância de pagar menos impostos e já devem se preparar para um planejamento tributário do ano seguinte.
Mesmo tendo clareza sobre as decisões que serão tomadas para 2023, são essenciais as escolhas agora para que elas tenham vigência para o próximo ano fiscal.

Um dos motivos da empresa faturar e não lucrar o suficiente é o cálculo incorreto do faturamento da sua empresa que, se feito errado, pode gerar mais impostos do que deveria. Se colocarmos tudo na ponta do lápis, é possível evitar até mesmo as penalidades por divergências encontradas na Receita Federal.

De acordo com o especialista em finanças e sócio da AJS Capital, Aurimar Borges,  para uma empresa sobreviver à crise é fundamental  ter o melhor planejamento tributário. “É muito importante buscar reduções dentro de acordo com as frequentes alterações tributárias às quais as empresas devem se adaptar no país, administrando melhor seus tributos, obtendo maior lucratividade no seu negócio”, explica.

O planejamento tributário é o gerenciamento que visa diminuir os impostos e resulta na saúde financeira da empresa. Com a alta tributação no Brasil, muitas empresas quebram por conta das elevadas dívidas fiscais.

Os principais tipos de tributação são o Simples Nacional, Presumido ou Real.  Ainda de acordo com o especialista Aurimar Borges,  a opção pela tributação que a empresa deve utilizar no ano seguinte, pode ser feita até o início do ano, contudo, para diminuir as chances de erros é fundamental que as análises sejam realizadas com antecedência.

“É importante frisar que cada caso precisa ser analisado individualmente, evidenciando que não existe um modelo exato para a realização de um planejamento tributário já que existem muitas variáveis”, conta.

Riscos em um planejamento financeiro

No desejo de realizar um planejamento tributário, várias vezes o empresário se esquece de preocupações básicas para permanecer dentro da lei. Para evitar a evasão ilícita, existe lei que possibilita que a autoridade administrativa desconsidere os atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo, para que não haja.

Aurimar Borges explica que outro ponto importante é ter em mente que o planejamento tributário é meio preventivo, isto é, ele  deve ser realizado antes da ocorrência do fato gerador do tributo. “Um exemplo deste tipo de ação é a mudança da empresa de um município ou estado para outro que conceda benefícios fiscais” finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário