sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Ambev VOA e ONG TODXS promovem mentoria para pessoas empreendedoras trans e travestis



Por meio de seu programa de voluntariado, Ambev compartilha conhecimentos e técnicas de empreendedorismo e gestão com projetos e microempresas de pessoas trans e travestis

Dando mais um passo em seu programa de voluntariado, o VOA, a Ambev firmou uma parceria com a ONG TODXS para impulsionar 10 projetos de empreendedorismo de pessoas trans e travestis. O objetivo é alavancar microempresas e, para isso, as pessoas colaboradoras da Ambev compartilham conhecimentos e técnicas de empreendedorismo e gestão, aumentando ainda mais o impacto dos negócios. Dentre as selecionadas para fazerem parte da mentoria, 50% delas são do Norte e Nordeste, sendo que 80% são pessoas não brancas. 

“Tem sido ainda melhor do que eu imaginei, comecei a dar atenção e me preocupar com detalhes que estava deixando passar, mas que fazem toda diferença. O comprometimento e empenho da dupla que tem me acompanhado é incrível, eles têm me ajudado muito, tirando minhas dúvidas durante os encontros e se colocando à disposição caso eu precise de ajuda em outro momento. Estou cheio de ideias e ciente de que com tudo o que tenho aprendido os próximos passos da minha loja terão uma direção e um objetivo certo. Espero que esse programa não acabe, todes um dia precisam ter essa experiência de ter uma mentoria de um time tão comprometido”, afirma João Daniel, um dos selecionados pelo projeto e idealizador do Bibere Lori Ateliê, focado em acessórios com temática LGBTI+.

As mentorias acontecem de forma remota devido a distância entre o mentor e o mentorado. Além do acompanhamento, as organizações apoiadas têm acesso a um material rico de ensino a distância, com aulas em vídeo, apostilas e outros materiais de suporte. Os mentores da Ambev receberam um letramento da TODXS antes de começar o programa, justamente para fomentar a pauta da diversidade entre os líderes da companhia. 

"Como pessoa trans me enche de orgulho fazer parte da Todxs e poder contribuir com a gestão desse projeto. Isso porque somos potências e ajudar outras pessoas trans/travestis a terem visibilidade que merecem e seus talentos valorizados através de investimento financeiro e educacional é inspirador e gratificante. Precisamos cada vez mais de iniciativas como essas, que unem o setor privado com o terceiro setor, para transformar a realidade de pessoas que ainda são marginalizadas na sociedade, no corporativo e no empreendedorismo", afirma Gabriel Romão, gestor do projeto na TODXS.

Projetos selecionados

Os 10 projetos de pessoas trans e travestis selecionados para as mentorias são: Luiza Cruz, do Ateliê da Lu, que pretende produzir bandeiras e calcinhas direcionadas a pessoas trans e travestis; Naju Castro, do Beleza sem Rótulos, que tem como objetivo tornar cosméticos e produtos de beleza acessíveis a todas as pessoas; João Daniel, do Bibere Lori Ateliê, que produz roupas e acessórios com temática LGBTI+; Guilherme Alvez, da CacauMel, e Shirley Araújo, da Trans Delícia, que idealizaram e tocam uma confeitaria artesanal com bolos e chocolates; Bruna Rocha, da Feijoadeira, responsável por preparar e entregar deliciosas refeições em sua região; Dante Kuma, do Quintal do Kuma, que visa criar um café com espaço de bem-estar; Pietra Sousa, do O retorno à encantaria, que pretende criar um livro de contos e poesias; Nathan Formigosa, do Transburguer, que visa criar uma hamburgueria delivery; Vahnessa de Oliveira Ferreira, do Tupinambá: Turismo de Resgate, projeto de guia e fotografia turística de resgate aos povos indígenas.

Sobre o VOA

Nascido em 2018, com mais de 10 milhões de pessoas impactadas e mais de 30 mil horas doadas, o VOA é o programa de transformação social da Ambev focado em capacitar os responsáveis por organizações e negócios sociais para realizarem uma gestão mais eficaz. O trabalho é feito por colaboradores da companhia, que doam tempo e conhecimento para atuarem como mentores, lado a lado com as entidades parceiras. 

O objetivo é alavancar o impacto social de organizações que trabalham para o desenvolvimento, educação e geração de oportunidades. Os voluntários compartilham seu conhecimento em gestão de pessoas e de projetos, orçamento, definição de metas, captação de recursos e planejamento estratégico. A partir desses pilares, as organizações saem mais preparadas para realizarem seus propósitos de transformação social.

Contando com diversas frentes de atração, desenvolvimento e inclusão focadas em construir um mundo melhor por meio da diversidade, a Ambev conta com quatro grupos de afinidade, que trabalham a diversidade e a inclusão na companhia. Um deles é o LAGER - Lesbian and Gay and Everyone Respected, envolvido diretamente neste projeto junto ao VOA, que já criou iniciativas importantes, como ações de atração de pessoas trans, igualdade de benefícios para casais fora do padrão heterocisnormativo, suporte para correção de documentação para pessoas trans e travestis, campanhas de conscientização e sensibilização, apoio à ONGs de acolhimento LGBTQIAP+, entre outras.

Jornada de diversidade e inclusão

A Ambev segue investindo em transformação social e chama atenção para a necessidade de construir uma sociedade mais diversa e inclusiva para as pessoas LGBTQIAP+. Desde 2016, a companhia vem realizando uma série de ações que vão desde apoio ao público interno e criação de diretrizes para eliminar o preconceito ou sexismo de suas marcas, até o apoio das normas de conduta da ONU para empresas que suportam direitos LGBTQIAP+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário