quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Flica fomenta novos leitores

 

Com espaço para os mais diferenciados gostos literários, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) pensa também nos futuros leitores. Para tanto, na décima edição do evento foi criado o espaço Geração. No local, muita potência crítica e criativa, com o objetivo de ressoar a voz da juventude e fazê-los conversar com a literatura. A Flica acontece de 3 a 6 de novembro com diferentes programações.

 

 

 

O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI - Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial, com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB e Instituto Ibirapitanga.

 

 

 

A primeira mesa da Geração Flica foi batizada de ``E fora do stories, você está bem?. Mediada por Victória Alves, contará com Claudio Thebas e Alexandre Coimbra. O comediante baiano Ruan dá sequência a programação. Jhordan Matheus e Matheus Buente estão na Quando Fazer Rir Também É Um Grito De Protesto.

 

 

 

Jhordan Matheus é comediante destaque no stand up nacional e está excursionando pelo país em seu primeiro show solo: Batenu Tenu. No show ele aborda as histórias da infância em Salvador, relacionamento familiar, dificuldades em fazer comédia, experiências sexuais, negritude e tudo de forma muito bem-humorada. “Eu quero colocar a Bahia no mundo através da comédia, mostrar de onde eu vim”, comenta.

 

 

 

Já Matheus Buente é comediante e professor de história, sendo considerado um dos destaques da nova comédia baiana. Criador do grupo Vatapá Comedy Club é co-idealizador do projeto "Rindo e Contando Histórias" em que ele, que também é professor de História, usa a história da Bahia como tema guia de um texto especial no formato de Stand up Comedy.

 

 

 

O dia termina com a oficina de adaptação literária para teledramaturgia com Thaiane Machado e Mauro Alencar. Autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas, Mauro é mestre e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo.

 

 

 

Mauro é considerado um dos maiores especialistas sobre telenovelas no mundo. Integra a International Academy of Television Arts & Sciences (Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas), em Nova York, com participação de voto no Emmy (categoria Telenovela/ Série/ Ator e Atriz).

 

 

 

No dia 4, Kátia Maria e Adriel Bispo participam do bate papo Cabelo Ruim? Que Mal Ele Te Fez? Com mediação de Wynne Carvalho. Na sequência, Ludmila Singa, Jessika de Oliveira e Suellen Massena falam na mesa Estrofes, versos, poesias e outras produções literárias, com mediação de Val Benvindo.

 

 

 

Lucas Almeida e Aldri Anunciação encerram o dia na Comunicação, leitura e outros assuntos, com Isadora Silva na mediação.

 

 

 

Aldri Anunciação ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura (2013) pelo livro Namíbia, não!, é dramaturgo, roteirista, ator e apresentador de TV. Lançou recentemente  o livro A Trilogia do Confinamento  (Ed. Perspectiva). Premiado como Melhor Ator no Festival de Cinema de Brasília (2018). Prêmio de Melhor Roteiro no Indie Film Festival de  Memphis  nos EUA e Prêmio Manuel Barba de Melhor Roteiro no Festival de Huelva na Espanha como co-roteirista do filme Medida Provisória, direção de Lázaro Ramos.

 

 

 

Victor Fernandes e Matheus Peleteiro abrem o dia 5 com a mesa Livros, filtros e outras formas de escrever nas redes e a mediação de Enderson Araújo. Escritor, advogado, editor e tradutor, Matheus Peleteiro publicou em 2015 o seu primeiro romance, Mundo Cão, pela editora Novo Século. Após, lançou oito obras, dentre as quais se destacam as coletâneas de contos ``Pro Inferno com Isso (2017) e Nauseado (2021). Victor Fernandes, possui seis anos de carreira como escritor e cinco livros lançados, em destaque os best-sellers `Pra você que teve um dia ruim" e `Pra você que sente demais.

 

 

 

O dia segue com a mesa Poesia Que Conecta com Lukete e Juzé e mediação de Roger Ferreira. Repentistas da novela Mar do Sertão da Rede Globo Lukete é engenheiro ambiental de formação. Largou a engenharia pelo teatro e já participou de Malhação: Vidas Brasileiras. Como compositor, foi co-criador de `Cansar de Dançar', música interpretada por Juliette e Virou São João, por Elba Ramalho.

 

 

 

Juzé é um dos vocalistas da banda paraibana, Os Gonzagas. Como compositor Juzé tem mais de 300 obras escritas – sozinho e em parcerias -, além de músicas gravadas por intérpretes como Elba Ramalho (Virou São João), Juliette (Bença, Diferença Mara, Sei Lá, Cansar de Dançar e Solar) e Dj Alok feat Juliette (Um ratito). Na pandemia escreveu um livro de poesias, que será lançado em 2023.

 

 

 

Ryane Leão e Esteban Rodriguez estão na `Viviências: Versos de Coragem `com medição de Mariana Madelin. Ryane Leão é poeta bestseller e educadora cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos na página Onde jazz meu coração, com mais de 600 mil leitores. Tudo nela brilha e queima é seu primeiro livro, lançado pela Editora Planeta em 2017. Em 2019 lançou seu segundo livro Jamais peço desculpas por me derramar. Seus dois livros juntos venderam mais de 100 mil exemplares.

 

 

 

Esteban Rodrigues é Homem trans, negro, do subúrbio de Salvador. Autor das obras Sal a gosto (2018) publicado pela Padê Editorial, em parceria com o Instituto LGBT+, em Brasília; e Com mãos atadas e como quem pisa em ovos (2021), publicado pelo Selo Paralelo13S, em Salvador. A última mesa do espaço é formada por Nanna Sanches e Patrick Torres e foi nomeada de A fofoca literária como gênero de divulgação, com mediação de Morganna Lôbo.

 

 

 

Sobre a Flica Com primeira edição em 2011, há 10 anos a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabelece como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens. A festa nasceu e se afirmou no Recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil e pano de fundo para escritores como Gregório de Matos, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. O evento é uma realização da Fundação Hansen Bahia em parceria com a CALI - Cachoeira Literária, conta com o patrocínio da Bahiagás e do Estado da Bahia e tem a LDM como livraria oficial, com apoio da Prefeitura de Cachoeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB e Instituto Ibirapitanga.

 

 

 

Agenda

 

10ª edição Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA

 

Quando: 03 a 06 de novembro (quinta-feira á domingo)

 

Aberto ao Público

 

 

 

Rede social

 

Site Oficial: https://flica.com.br/

Instagram: https://instagram.com/flicaoficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Facebook: https://web.facebook.com/FlicaOficial/?_rdc=1&_rdr

Youtube: https://youtube.com/c/FlicaOficial

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário