terça-feira, 25 de outubro de 2022

O SOM DO INVISÍVEL: Sara Bentes celebra a diversidade no Centro Cultural João Nogueira

 


O espetáculo som do invisível é composto de canções autorais que resultam da fusão do trabalho de longa jornada da cantora e compositora Sara Bentes, em reunião de com sua banda formada por cinco importantes nomes da cena musical. O grupo se apresenta em duas ocasiões em novembro próximo, a primeira em Valença dia 04/11 no Teatro SESC Rosinha de Valença e a segunda, dia 05/11, no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, ambos com apresentações gratuitas, às 20h.

 

O ressurgimento do grupo deve-se às apresentações de lançamento dos dois álbuns de Sara - “Invisível” (2015) e “Tudo o que me faz vibrar” (2018). O projeto recebe o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SESEC), através do edital Retomada Cultural RJ2.

 

A ideia é celebrar a trajetória da artista e a heterogeneidade que está presente nas letras, temáticas e histórias contidas no repertório. Pretende-se incentivar a transformação do mercado musical em um campo com maior inserção social e artística, exaltando a excelência técnica e estética, envolvendo pessoas com deficiência. Há uma dificuldade de aceitação em inserir recursos de acessibilidade tão necessários, mas que encontram resistência e preconceito por parte dos realizadores de cultura, ainda nos dias atuais.

 

- Será minha primeira vez cantando no palco deste teatro tão importante na cidade do Rio de Janeiro, e a alegria minha e da banda é muito grande. No primeiro show que fizemos juntos, no Centro de Referência da Música Carioca na Tijuca, o resultado foi muito melhor do que esperávamos, as pessoas saíram bem felizes. Este próximo show será ainda melhor! - declara a multi-artista.

 

 

 

O cenário que será todo desenhado através da iluminação cênica tem como proposta traduzir através das luzes tudo que não pode ser visto, porém sentido, levando ao público a ideia de que a vida é muito mais do que se pode ver.

 

“A música da Sara emana a beleza das sensações vividas em várias situações, como sentir o sol da manhã, se arrepiar com sons ou se deliciar com cheiros, coisas que muitas das vezes passam despercebidas.  Ouvir suas músicas e poder refletir e sentir essas maravilhas da vida foi essencial para a concepção dessa luz. Busquei expressar as emoções de cada canção com sensações, movimentos e cores - finaliza Felipe Medeiros - iluminador responsável pela concepção cênica do Show.

 

Nomes por trás do "Som do invisível"

 

Sara Bentes é uma apaixonada pela arte. Atua, além do canto e composição, na dança, no circo, na dramaturgia como atriz, arranjadora e produtora musical. Na literatura publicou cinco livros nos estilos crônica e romance, e para além de toda essa ebulição de conteúdo e fazer artístico, Sara ainda é artista de voz. Ela foi apresentadora do podcast “Deixa que eu conto”, da Unicef Brasil e narradora dos áudio-guias da 34ª Bienal de Artes de São Paulo. Um vulcão em franca ebulição cultural provando que não existe limites para sonhos e trabalho!

 

A direção artística do show fica a cargo do multi-instrumentista Luiz Otávio, que tem uma vasta carreira musical com influências da bossa-nova, jazz, MPB e Pop e teve passagens por populares programas de TV como Domingão do Faustão e pela banda do programa Adnight. Como músico, domina os instrumentos piano, violão, guitarra, cavaquinho e contrabaixo elétrico, além de atuar como produtor musical e arranjador em diversos estilos. O artista tocou ao lado de nomes consagrados no Brasil como João Bosco, Gilberto Gil, Tony Garrido e Marcelo D2. Atualmente integra a banda da Mart’nália, no back vocal, piano e cavaquinho.

 

 

 

 

Serviço

 

 

Agenda

 

Méier

 

1. Data/ Local: 04/11 às 20h – Teatro Sesc Rosinha de Valença

 

Endereço: Avenida Prof ª Silvina Borges Graciosa, 44  – Valença /RJ

 

ENTRADA GRATUITA - RETIRADA PELO SYMPLA

 

Redes Sociais

 

https://www.instagram.com/sescrio/

 

https://www.facebook.com/sesrj

 

 

 

 

 

Valença

 

2. Data/ Local: 05/11 às 20h - Centro Cultural João Nogueira

 

Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 - Conde de Bonfim, 824 - Tijuca.

 

ENTRADA GRATUITA - RETIRADA PELO SYMPLA

 

Redes Sociais

 

https://www.instagram.com/imperator_oficial/

 

https://www.facebook.com/imperatorccjn

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário