quinta-feira, 27 de outubro de 2022

No dia 26 de outubro Exibição do filme Fé e Fúria Mesa de debate após sessão, no IFCS Entrada Franca



CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, promove a exibição e debate do filme Fé e Fúria, o filme provoca uma reflexão sobre intolerância religiosa. Fé e Fúria - Direção de  Marcos Pimentel - Brasil, 2019, 104'.  Após a exibição da sessão, abre mesa de debate com religiosos e pesquisadores da temática.   

Diversas crenças e a escolha de não crer ainda são muito perseguidas em países de todos os continentes. O Brasil vive essa realidade por diversos segmentos. Contudo, de acordo com dados do Observatório das Liberdades Religiosas (OLR), lançado recentemente, os costumes, templos e adeptos de matrizes africanas são os que mais são vitimados com tanta perseguição (91 % dos casos no RJ/2021).

O filme é uma investigação sobre “traficantes evangélicos” e o quanto a mistura entre religião e poder provoca conflitos entre moradores e gera intolerância às religiões de matriz africanas em comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.



"O filme, que desde já digo que é um das mais brilhantes produções sobre o tema Intolerância religiosa, nos dá uma visão dos desafios contemporâneos que temos quando pensamos na construção de um Estado verdadeiramente laico. O cineasta Marcos Pimentel conseguiu não só extrair os dramas e dilemas da intolerância religiosa no Brasil, como também nos convida a refletir sobre os impactos desses crimes em nossa sociedade", declarou Ivanir dos Santos, veterano ativista no combate à intolerância religiosa. (PPGHC/UFRJ  e CEAP)

Combater a intolerância religiosa é um dever de todos os que prezam pela democracia e estado de direito

A mesa de debate contará com o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos (PPGHC/UFRJ  e CEAP), Marcos Pimentel - Diretor do filme FÉ E FÚRIA, Profa. Dra. Christina Vital (PPGS/UFF) e a Pastora Lusmarina Campos Garcia (Pastora Luterana e doutora em Direito pela UFRJ). 

Nome do Filme: FÉ E FÚRIA, de Marcos Pimentel

Data : 26/10/2022

Horário: 17h30

Local: IFCS 

Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ)

Endereço: Largo de São Francisco de Paula, nº 1 - Centro   

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário