quarta-feira, 26 de outubro de 2022

As Severinas lançam single com composição de Zé Marcolino

 


O trio feminino mais famoso do Sertão do Pajeú vai lançar um novo trabalho na próxima semana, dia 04, em todas as plataformas de streaming digitais. As Severinas, depois de terem lançado o álbum “Forró das Severinas” no primeiro semestre, apresentam agora o single “Minha Crença”, de composição de Zé Marcolino.

 

A canção fará parte do álbum “Zé Marcolino - Cantigas do Poeta”, uma homenagem ao compositor, com dez faixas de sua autoria. O lançamento ocorrerá ainda neste ano. “‘Minha Crença’ foi uma música que me tocou ainda quando nós estávamos no processo de escolha das faixas da obra em homenagem a Zé Marcolino. Eu nunca tinha ouvido a música e quando eu ouvi à capela, sendo cantada por Bira Marcolino, eu fiquei extremamente encantada, me tomou de imediato”, contou a cantora Monique D'Angelo, incitando a curiosidade dos fãs.

 

Ainda de acordo com Monique D’Angelo, ela disse logo às companheiras do grupo que “Minha Crença” deveria ser uma das músicas escolhidas para o álbum e que, provavelmente, seria uma das mais importantes. “Ver o processo da música se montando foi algo peculiar para mim, a cada nova fase da criação, ela ficava muito mais bonita. Até que gravei a voz definitiva e recebi a faixa para ouvir depois, e chorei, essa música me emociona bastante. É a minha música preferida do álbum”, confessou.

 

A música tem a peculiaridade da obra de Marcolino, com letra que fala de costumes, crenças e sabedorias populares, exaltando vivências nordestinas. A faixa é mítica, tem simplicidade e ainda conta com um toque especial - um poema de Isabelly Moreira, declamado pela própria artista. O arranjo deixa “Minha Crença” com uma roupa de um forró autêntico, costurada com uma guitarra agregadora, gravada pelo grande Instrumentista César Raseck.

 

História - Mesclando música e poesia, e lembrando das raízes culturais do Sertão do Pajeú, o trio As Severinas surgiu com o intuito de difundir, com musicalidade, a força feminina, mantendo a tradição do forró pé-de-serra, dando nova roupagem a cantigas, xotes e arrasta-pés. Formado por três jovens mulheres, o grupo traz Isabelly Moreira, no vocal, triângulo e declamações, Monique D’Ângelo, no vocal, sanfona e declamações, e Marília Correia, na zabumba. As Severinas se apresentam desde maio de 2011.

 

Em 2012, lançaram o primeiro CD, que leva o nome do grupo, com composições autorais e versões de músicas de Chico César e Vander Lee que conquistaram o público. Em 2016, o grupo lançou o seu segundo trabalho, intitulado “Tribos”, com faixas autorais, parcerias e releituras de canções de artistas que influenciaram a formação musical do grupo.

 

Em 2021, quando As Severinas completaram 10 anos de estrada, foi lançado um documentário registrando a obra e a história do grupo, junto com um EP, denominado “Xamego de Fulô”. O trabalho foi todo composto por músicas inéditas, entre canções autorais e parcerias. Houve participações especiais que evidenciaram a relevância artística e cultural adquirida pela banda: Anastácia, Assisão, Quinteto Violado e Thais Nogueira, além da participação da percussionista Negadeza, foram alguns dos nomes presentes no trabalho.

 

Neste ano, As Severinas se apresentaram no Teatro do Parque, em Recife, e foram premiadas como “Destaque Trajetória em Música”, pelo show “Xamego de Fulô” com o Prêmio JGE Copergás de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco 2022, realizado pelo 28º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco, edição 2022. Além disso, lançaram o clipe “Não Tento Mais” em março e o DVD junto ao álbum “Forró das Severinas” em junho.

 

Para acompanhar o trabalho de As Severinas:

 

Instagram: @asseverinas (https://instagram.com/asseverinas?igshid=aer7cxl06zs3 )

 

Facebook: https://www.facebook.com/paginaasseverinas

 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCBejfbog1Ks1Oo-jTFk-tjA

Nenhum comentário:

Postar um comentário