quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Mantenha a manutenção do sistema de suspensão e evite problemas futuros com os amortecedores



Fundamentais na absorção das irregularidades do solo, garantindo conforto e, acima de tudo, segurança, os amortecedores merecem atenção especial

Que a grande maioria das estradas, ruas e vias no Brasil são irregulares, com excesso de buracos, ondulações e desníveis, todo mundo já sabe, e é por isso que a manutenção correta do sistema de suspensão dos veículos precisa de uma atenção mais do que especial, o que inclui os amortecedores, que são peças fundamentais para a garantia da segurança, conforto e estabilidade do veículo durante a frenagem, além de assegurar o contato permanente dos pneus com o solo.

Os amortecedores surgiram no final do século XIX, quando a indústria automobilística estava a todo o vapor, mas os carros eram extremamente desconfortáveis e inseguros, pois as estradas e vias de acesso ainda não tinham condições adequadas de rodagem. No ano de 1926, nos Estados Unidos, foi criado o que é considerado o “pai” do amortecedor, um equipamento chamado Eliminador de Vibrações, que foi apontado como uma grande inovação da indústria automobilística à época, trabalhando com um sistema hidráulico e que possuía um pistão vertical interno. Poucos anos depois, foi lançado no mercado, o amortecedor de dupla ação, que era composto por duas câmaras, uma de compressão e outra de tração, divididas pelo pistão e por válvulas calibradas. Na sequência foi apresentado o amortecedor telescópico de dupla ação e, nos anos 60, foi lançado o amortecedor hidráulico, que trabalha com um pistão que se movimenta dentro de um tubo contendo óleo, e possui válvulas reguladoras e canais de passagem, controlando o fluxo de óleo em ambos os sentidos, o que equipa os veículos nos dias de hoje.

Atualmente, a grande maioria dos sistemas de amortecedores são equipados com nitrogênio, o qual além de possuir uma melhor eficiência, ajuda a prevenir a ocorrência de falhas na ação do sistema, mantendo a temperatura interna do óleo do componente em condições de trabalho estáveis (sem ocorrência de bolhas). Não se pode esquecer de mencionar também a existência dos amortecedores eletrônicos, os quais equipam os principais veículos “premium” disponíveis no mercado.

Para que os problemas não apareçam precocemente e os amortecedores possam funcionar de maneira eficiente, alguns cuidados podem ser tomados. Os componentes do sistema de suspensão devem ser inspecionados periodicamente, por serem equipamentos de segurança e é importante que essas inspeções sejam realizadas conforme as manutenções indicadas pelo manual do proprietário ou quando houver alguma percepção de irregularidade no sistema, como barulho, desconforto ao dirigir e instabilidade do veículo.

Uma das orientações que a DPaschoal e seu Centro de Treinamento Técnico e Inovação - CTTi dão aos seus clientes é que ao passar em quebra molas e valetas, reduzam a velocidade, a fim de evitar que os amortecedores trabalhem em seu fim de curso e que a válvula que regula a passagem de óleo, seja danificada. Outro alerta muito importante é sempre procurar por oficinas de confiança, que trabalham com peças novas e de marcas reconhecidas, e evitem também a aplicação de amortecedores recondicionados. Para identificar se os amortecedores estão em boas condições é importante verificar o comportamento do veículo em curvas e terrenos irregulares, onde a existência de barulhos nos componentes de suspensão podem ser um indicador de amortecedores com sua eficiência comprometida.

O Instrutor Técnico do CTTi, Leonardo Tobias, reforça a importância de se efetuar a inspeção regular do sistema de suspensão do veículo. “Os motoristas devem estar sempre atentos às inspeções do sistema de suspensão de seus carros. É de extrema importância, realizar a substituição, sempre que houver a real necessidade. A DPaschoal possui um equipamento de diagnose assertiva e transparente, chamado Áudio-Shock, que é ferramenta exclusiva e patenteada pela empresa, para testes específicos dos amortecedores”, concluiu Tobias.


A DPaschoal, possui 123 lojas instaladas em oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza, como diferencial, a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas no sistema de suspensão dos veículos.

Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 123 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.

Saiba mais: https://www.dpaschoal.com.br / 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário