Após dois anos de pandemia ocasionada pela COVID19, o International Samba Congress acontecerá em novembro, tendo como palco principal a cidade de Salvador, na Bahia. Capital da negritude e dos movimentos ligados à ancestralidade, a cidade recebe o Congresso de 04 a 13, reunindo um time de experts em diferentes ritmos e que atuam dentro e fora do Brasil.
Celebrando o centenário de Dona Yvone Lara, a grande matriarca do samba, o evento terá mais de 30 aulas, além palestras, festas, shows, passeios culturais, proporcionando uma experiência única aos participantes. E, ainda recuperando-se dos reflexos econômicos mundiais, Ana Laidley, organizadora do evento, optou pelo formato híbrido a fim de contemplar os alunos que não conseguirão estar na capital para participar dos workshops. Segundo Ana, que no meio do samba é conhecida como Aninha Malandro, toda a estrutura pensada para a realização da edição 2022 contempla quem for participar presencialmente ou de forma remota.
“A pandemia realmente foi um momento muito difícil para todos, desde o ponto de vista financeiro ao psicológico. Poder realizar a edição deste ano no Brasil está sendo um desafio para nós, mas, ao mesmo tempo, é uma forma de celebrar a vida. Tivemos que nos adaptar ao formato online por dois anos, mas nada substitui o contato e essa troca de energia presencial. Também entendemos o momento econômico atual, e a necessidade de oferecer, além do modelo presencial, a opção para quem não poderá estar conosco de inscrever-se e participar de forma remota, sem deixar cair a qualidade das aulas ”, comenta Ana, psicóloga que usa o samba como forma terapêutica no tratamento de doenças como depressão e ansiedade.
Herdeira de Carlinhos Pandeiro de Ouro, Aninha Malandro - como é conhecida no mundo do samba - não hesita ao falar da expectativa do retorno ao modo presencial do International Samba Congress. “ Estamos planejando com muito carinho essa edição, sobretudo por conta da homenagem que estamos fazendo a este grande ícone do samba que é dona Yvone, uma mulher preta, sambista, e que sempre esteve à frente do seu tempo.
Entre os professores confirmados, nomes como Nilce Fran, Carlinhos do Salgueiro, Marcelo Chocolate, Patrick Carvalho, Aldione Sena e Dill Costa são figuras reconhecidas no meio do samba. Além da experiência e do renome, os alunos também contarão com os workshops ministrados por Mayombe Massai, Amanda Mattos, Enya Moreira , Ana Pérola, Lazir Sinval e Karla Moreno. O ritmo e o gingado dos ritmos nordestinos será mostrado através do talento de professores como Rosângela Silvestre, Nildinha Fonseca, Zé Ricardo, Pitoco de Airá, Marcela Rabelo, Ramalho Junior e Larissa. Todas as opções de aulas serão oferecidas também no formato online.
“ O International Samba Congress é, antes de mais nada, uma oportunidade para que possamos propagar a cultura brasileira pelo mundo afora. São professores que viajam para semear o que temos de mais importante, um legado que é ancestral e que veio para o Brasil com os nossos antepassados. Nossa proposta é, justamente, perpetuar esses ensinamentos através da dança”, diz Ana.
As inscrições para a edição 2022 do International Samba Congress - Centenário de Dona Yvone Lara já estão abertas e podem ser feitas através do site www.internationalsambacongress.org. No site, o público também encontra a grade de professores e todas as aulas que serão oferecidas para o evento deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário