Será lançado no próximo dia 17 de agosto, a partir das 19 horas, na Casa do Olodum “Fala Negão, o discurso sobre a igualdade” o segundo livro do presidente do Olodum, João Jorge. A publicação é uma coletânea de textos e discursos escritos por JJ nos últimos anos.
A obra que amplia o debate sobre o racismo institucional e os caminhos necessários para a busca da igualdade, trazendo-nos para o centro de um debate político e social em todas as esferas. Os textos mostram a forma de pensar de um homem que tem uma vida inteira dedicada à luta pela igualdade, criação de vínculos e promoção da cultura.
De acordo com o bacharel em Ciências Econômicas, Daniela Franco Verhine o livro “nos convida a mergulhar na história de JJ – seja como ativista social ou como Presidente do Olodum. Seus textos nos convidam a pensar sobre a organização de uma sociedade mais atuante, que busca soluções de inclusão e a promoção de valores que assegurem igualdade de oportunidades para todos”.
Fala Negão, o discurso do Olodum sobre a igualdade é uma obra para todos que tenham interesse em compreender o pensamento inquieto e revolucionário que está por trás da história do Mestre em Direito Público e Presidente do Olodum, João Jorge Santos Rodrigues.
O livro é uma obra sobre a igualdade de direitos e a própria história do Olodum vista pela ótica de JJ.
“Para além das aparências, cores, idiomas e mitos, os corações de todos os povos batem como tambores. Mas não tambores de guerra: batem como tambores de alegria, de paz, de celebração.
João Jorge nos convida a manter viva a chama do que devemos combater, mas também a lembrar do deve ser celebrado”, disse Thomas Law, Presidente do Ibrachina.
“Para aqueles que são apaixonados pelas artes, a cultura e a história oculta da comunidade afro-brasileira de Salvador, o livro narra a verdadeira odisseia vivida por um punhado de jovens artistas, intelectuais e militantes do Movimento Negro responsáveis pela inserção do Grupo Cultural Olodum no cenário artístico nacional e internacional. Nessas páginas o leitor acompanhará o Olodum em suas viagens e peregrinações pela África, Europa, Américas,Asia.
“O autor abraçou de forma semelhante a esses líderes uma visão universal da luta contra o racismo e a violência, adotando um discurso baseado na denúncia das desigualdades, tendo sempre em vista a construção de uma sociedade solidária, com oportunidades iguais para todos”, disse Jacques d’Adesky, professor no IRI da PUC-Rio, na UNESA e Pesquisador visitante na Universidade Laval, Quebec, Canadá.
João Jorge é Mestre em Direito Publico pela UNB, advogado, Presidente do Olodum, Ex membro do conselho curador da Empresa Brasileira de Comunicação-EBC, Ex Diretor da fundação Gregório de Mattos, Produtor cultural, poeta e escritor, m.Um dos fundadores e idealizador do SOS RACISMO – Bahia em 1990 após a visita de Harlem Desir a Bahia.
Foi articulador da luta por políticas de ação afirmativa em Salvador através da campanha de “reparação já” no âmbito municipal por mais políticas de ações afirmativas para os afrodescendentes. Foi um dos mobilizadores do capitulo do negro na Constituição da Bahia de 1989, que trata dos direitos da comunidade negra e da cultura e no ambiente do Estado da Bahia.
Produtor e organizador do Femadum desde 1984 escreveu o livro Olodum Estrada da paixão e organizador dos livros de músicas do Olodum de 1984 a 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário