terça-feira, 24 de agosto de 2021

Dois dos artistas mais talentosos da nova geração da MPB, Muato e Caio Nunez lançam “Feito Pedra"

O romantismo se alia à sensualidade enérgica e une dois dos artistas mais talentosos da nova geração da MPB no novo single do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”. “Feito Pedra” é fruto da parceria do multiartista Muato com o cantor e compositor Caio Nunez e se utiliza da poesia, do beat e do refrão marcante para gerar envolvimento. Trata-se da quarta faixa da série Live Session do projeto, disponível em todas as plataformas digitais e registrado também em clipe.

- A canção cria relações poéticas entre as diversas formas de manifestações do amor e as pedras em uma inventiva percepção das situações. Uma música que vai do romântico ao político/social, em torno do "relacionamento afro centrado" – explica Muato, que, em paralelo a isso, Muato realiza uma intervenção artística urbana pela cidade do Rio de Janeiro, espalhando frases poéticas dessas canções em forma de Lambe Lambe por muros e postes de diversos bairros.

Compositor, cantor e guitarrista, Caio Nunez cresceu em um ambiente extremamente musical, ouvindo seu pai, compositor, e seu tio, músico de orquestra. Em 2016, lançou seu primeiro EP, “Akinauê”, com o qual alcançou visibilidade, sendo elogiado por diversos portais brasileiros, sendo convidado pelo Armazém de Cultura de São Paulo como um dos discos notáveis do ano. Dois anos depois, o clipe do single “Madureira a Bagdá” foi transmitido na MTV, Multishow e Canal Bis, gerando uma turnê que passou por 6 estados brasileiros. Em 2019, lança “Lovesong” e ”Afropunk”, é citado pelo portal UOL como uma grata surpresa da música brasileira, além de contribuir com os singles "Noites de Verão" e "Insegurança", com a rapper Gabz. Em 2020 e 2021, lança "Ancorar", "Só que não", com participação de Tássia Reis, e assim seu trabalho  encontra um público para além do nicho, tendo alcançado um patamar importante dentro da Nova MPB e algumas vertentes do Hip Hop.

Muato tem como característica marcante sua atuação em diversas funções do fazer artístico, seja como compositor, produtor musical, cantor, poeta, ator ou instrumentista. A sua musicalidade o faz transitar pelos universos do teatro, cinema, música, poesia e artes visuais, sempre imprimindo personalidade através da sua identificação com a expressividade afrodiaspórica contemporânea. Uma das suas marcas registradas é a utilização de recursos vocais não convencionais, a percussão vocal e o violão de 8 cordas em uma linguagem de muita improvisação. Premiado na Alemanha pelo "Awards Deutscher Pop & Rock Preis" de 2019 em sete categorias e ganhador do "Prêmio APTR de Teatro" em 2020 por "OBORÓ, Masculinidades Negras", coleciona parcerias com nomes da nova geração e artistas consagrados, como Isabel Fillardis, Robertinho Silva, Cristovão Bastos, Clarice Assad, Pedro Ivo Frota e Sid Ferreira.

Trama de amor, resistência, versos e ritmos

Em "AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política", Muato cria uma abordagem poética onde direciona o olhar para as questões político-sociais interferindo na forma de se viver os amores. Essas criações são regidas por formatos diversos de Love Songs temperadas com uma poesia imagética e um flerte estético entre a Canção Brasileira, o Hip-Hop, o Pop e o Jazz. O projeto foi selecionado pelo “Bossa Nova”, programa de fomento à cultura idealizado pela plataforma Benfeitoria e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo do ISS-RJ, com patrocínio do Grupo Globo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Kappamakki, PSR e Rede D'or.



“Feito Pedra” e a série completa podem ser conferidas em https://www.youtube.com/muato

Mais informações em www.muato.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário