quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Gota D’Água de Chico Buarque e Paulo Pontes adaptada para a realidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador

 


Estreia gratuitamente dia 25 de agosto, no Youtube (https://bit.ly/3bZTUfR) e fica em cartaz até dia 28/08, sempre às 19h o espetáculo Gota D’Água. Com direção de Vinícius Lírio, o espetáculo foi gravado no palco principal do Teatro Castro Alves e conta com apenas dois atores em cena,  a vencedora do Prêmio Braskem 2015, Evana Jeyssan, que interpreta Joana e Augusto Nascimento, que dá vida ao personagem Jasão, além de assinar a co direção do espetáculo.

Gota D’Água é o título do texto teatral escrito em 1975 por Chico Buarque e Paulo Pontes, baseado no clássico grego Medea, de Eurípides. Chico e Paulo atualizaram o drama, transportando-o dos arredores da cidade grega de Corinto em 431 a.C. para as favelas do Rio de Janeiro da década de 1970.  Na versão baiana é transportado através de elementos simbólicos para o Porto das Sardinhas, no Subúrbio Ferroviário de Salvador

O projeto Gota D’Água precisou ser adiado e reformulado  algumas vezes devido a pandemia da COVID-19. Ao longo do processo, que já dura 9 meses, o projeto já contou com ensaios abertos, leituras dramáticas virtuais (com o elenco inicial completo) e mini documentários sobre os bastidores do espetáculo, que podem ser assistidos no instagram (@gota.d.agua_). Para esta montagem final, o que seria um espetáculo com 14 atores e atrizes, precisou ser reduzido para apenas um ator e uma atriz, propondo assim diversos desafios para a equipe e principalmente para a encenação, que concebeu uma nova forma de contar a história.

Foto: Larissa Lacerda

Fonte: Blog do Marrom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário