terça-feira, 17 de agosto de 2021

Série da TV Brasil mostra como animais auxiliam jovens com fobia social

Em mais um episódio inédito, a série Cães de Terapia conta as histórias da jovem Bonny e seu cão de serviço, Carson. Em seguida, apresenta Julian e sua porca Maggie. O programa vai ar na quarta-feira, dia 18, às 15h30, na TV Brasil.

Bonny é uma jovem que sofreu um caso grave de bullying na escola, e hoje tem que lidar com problemas relacionados ao Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT). Um deles é a chamada amnésia retrógrada, em que o paciente não se lembra de eventos que ocorreram antes do trauma, mas se lembra de fatos que aconteceram depois. Com isso, Bonny teve que reaprender diversas coisas e lutar diariamente contra a fobia social.

Após meses de tratamento, o psiquiatra de Bonny lhe recomendou um cão de serviço. Foi assim que a jovem conheceu Carson, um mestiço das raças husky siberiano e labrador. Os dois começaram a treinar e, partir dali, Bonny passou a ir bem na escola, formou novos relacionamentos e os ataques de ansiedade pararam de acontecer.


Julian e Maggie


Julian, que tem a Síndrome de Asperger, era um menino hiperativo, sensível a ruídos e multidões e tinha problemas para se relacionar com outras crianças. Mas no dia em que conheceu a porquinha Maggie, tudo mudou. Agora fascinado por porcos e animais, em geral, Julian tem em Maggie uma parte importante de sua felicidade e auto-estima.


Baseada em uma lei municipal, as autoridades locais disseram que Julian não poderia ficar com Maggie, por esta não ser considerada animal doméstico, mas gado. Contudo, a família a registrou como um animal de serviço emocional. Por causa de Maggie, Julian é mais expressivo e confiante; Maggie também o ajuda a a desenvolver habilidades sociais, criar e manter amizades.


Cães de Terapia


Ao longo de 12 episódios de 22 minutos, a série documental visita pessoas que vivem com um animal de terapia ou serviço. Ao acompanhar o dia a dia da dupla, o espectador aprende como se dá a relação entre humano e animal, e de que forma isso beneficia as duas partes.

Os documentários revelam o potencial da terapia e dos serviços fornecidos por cães, cavalos, cabras, porcos, jumentos, entre outros bichos. A série visita instalações de treinamento, projetadas para facilitar a conexão entre animais e pessoas. Ali, todos aprendem o que é necessário na preparação desses ajudantes especiais.

Com duas temporadas e um total de 24 edições, a produção da canadense Summerhill Media vai ao ar toda quarta-feira, às 15h30, na TV Brasil.


Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize:tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Serviço:

Cães de Terapia

Inédito

Quarta-feira, 18 de agosto, às 15h30, na TV Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário