terça-feira, 24 de agosto de 2021

Escritor recifense Fred Anjos lança seu primeiro livro na Feira do Livro de Lisboa

O escritor e músico recifense Fred Anjos estreia com pé direito na literatura com “A morte das coisas que acredito”, seu primeiro livro. O pernambucano radicado em Portugal leva a obra à abertura da Feira do Livro de Lisboa, que acontece nesta quinta-feira (26/08). Diretamente do evento, o autor realiza uma live através do Instagram, às 16h, no horário do Brasil, transmitindo parte do lançamento para o público.

A obra ficcional conta a vida de Pedro Blantes, um garoto que sofre preconceito e problemas de saúde devido à obesidade. Sua história é narrada pela morte, personagem que lança um olhar realista, irônico e questionador aos fatos que permeiam as interações familiares e sociais de Blantes, seus medos, sonhos e dilemas. O livro toca em pontos como conflitos familiares, fé, bullying, alcoolismo e suicídio.

Com influências clássicas e contemporâneas, Fred Anjos traz, em 24 capítulos, uma narrativa que passeia entre drama e filosofia. Diálogos bem trabalhados apresentam um olhar poético e filosófico sobre processos de vida e morte das personagens, gerando reflexões morais e existenciais. “O livro é uma provocação, vem para suscitar dúvidas e nos fazer pensar - Por que morremos? Por que sofremos?”, questiona o autor.

Fred conta que o livro estava escrito desde 2011, quando ainda morava no Brasil, mas só depois de mudar-se para Portugal viu a oportunidade de publicá-lo. Tendo forte relação com a música, o artista lança semanalmente na Internet canções inéditas inspiradas no universo da obra. “Ao todo, serão lançadas 16 músicas com participação de 10 artistas nordestinos, sempre às segundas-feiras, compondo uma trilha sonora para o livro”, explica ele.

A música “Central”, de sua autoria; “Ilusões”, com a banda pernambucana de rock Sob Efeito Q66; e “Mar de mim”, com a cantora Carina Mayara, são as primeiras canções já disponibilizadas no canal do YouTube, fazendo uma ponte entre literatura e música, dando ainda mais vida à trama. “A morte é algo belo, que faz parte da vida. O que dá o valor da vida é justamente o seu tempo limitado. A maior reflexão dessa obra é ajudar as pessoas entenderem a morte como um processo natural e imutável”, ressalta Fred.

“A morte das coisas que acredito” foi editado pela Chiado Books e está disponível para venda online internacionalmente desde julho, em formato físico ou ebook. À convite da editora, o pernambucano figura entre autores brasileiros na Feira do Livro de Lisboa 2021, que será a 2ª maior edição do evento em toda sua história - entre 26/08 e 12/09, o evento contará com 131 expositores espalhados por 325 pavilhões no Parque Eduardo VII, no centro da capital portuguesa.

O ARTISTA E SUA TRAJETÓRIA - Fred Anjos é escritor, cantor, músico e compositor natural do Recife. Desde a infância é fascinado pelo mundo das artes, despertando para a leitura ainda criança, quando começou a desenhar e criar histórias em quadrinhos autorais. Formou-se em Relações Públicas e atuou em diversas frentes artísticas na cena recifense, participando de exposições como artista plástico; de shows com a banda pernambucana Arca de Pandora, da qual foi vocalista; e outras produções culturais diversas. 

Em 2017, se muda para Lisboa, Portugal, de onde encampa carreira musical solo em conexão com parceiros de sua terra natal. Sem eventos presenciais devido à pandemia, Fred resolveu tirar da gaveta um antigo projeto de literatura, que se tornou “A morte das coisas que acredito”, seu primeiro livro publicado. Nos últimos meses, o artista se dedica também ao projeto de lives “Conversa com Anjos”, na qual entrevista artistas pernambucanos através do seu Instagram.



SERVIÇO:

Lançamento do livro “A morte das coisas que acredito”, por Fred Anjos

Live diretamente da abertura da Feira do Livro de Lisboa 2021

Quando: quinta-feira, 26 de agosto de 2021, às 16h

Transmissão gratuita pelo Instagram @fredanjosoficial


Ouça a trilha sonora do livro no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=PpxPCU1Fjzw 

https://www.youtube.com/watch?v=ruJsgpCLlc4 

https://www.youtube.com/watch?v=g4RU_yOwG3Q 



SOBRE O LIVRO

A morte das coisas que acredito

Autor: Fred Anjos

279 Páginas

Editora Chiado Books, julho/2021

Disponível em formato físico pela Livraria Cultura

Valor: R$ 45

https://www3.livrariacultura.com.br/a-morte-das-coisas-que-acredito-2112298100/p 

Nenhum comentário:

Postar um comentário