quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Exposição do artista David Alfonso abre ao público nesta quarta-feira (25.8)

 

As divindades sempre exerceram um importante papel na história da humanidade. Essa força onipresente, que se mantém vigorosa no imaginário de muitos, é percebida de um modo metafísico pelo artista plástico cubano-pernambucano David Alfonso, que conduziu esse olhar para os trabalhos que expõe em  “Deuses ocultos”, em cartaz na Arte Plural Galeria (APG) a partir desta  quarta-feira (25.08).

  

Em suas telas coloridas e desenhos em preto e branco, as figuras humanas – em sua maioria mulheres – parecem reverenciar o divino, protagonizado pela natureza e por animais, cada um com sua peculiaridade.

 

 

 

“Para mim, simbolizam a energia que está contida no espírito”, diz Alfonso, que atribui ao galo, por exemplo, a autoridade da justiça; ao cavalo, a representatividade do destino; ao cachorro, o fantástico que vem com a magia; e às aves, toda a leveza da alma.

 

 

 

O acesso presencial à exposição é gratuito, observando rigorosos protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. A APG fica na Rua da Moeda 140, Recife, no bairro do Recife. Telefone: (81) 3424-4431, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

 

 

Latino – Sem esquecer suas raízes latinas, o artista passeia também por ambientes festivos, folclóricos e um universo metafísico, essencial para marcar o momento de celebração à vida. “Sem dúvida, esse é um instante difícil e diferente para todos, em qualquer lugar do planeta. Por isso, precisamos reverenciar, agradecer e celebrar”, afirma.

 

 

 

Com curadoria da jornalista Olívia Mindêlo, “Deuses Ocultos” é a primeira exposição individual de David Alfonso, que já participou de diversas coletivas. “As pinturas dele são um chamado à contemplação e à descoberta. Evocando o gesto perdido de parar, ver e imaginar é que a obra desse artista cubano-pernambucano toma corpo; aliás, corpos”, ressalta ela.

 

A “dupla nacionalidade” do artista é explicada por ele como paixão eterna. Em 2007 veio para o Brasil, chegando pelo Ceará, onde morou dois anos. Mas ao desembarcar no Recife e vivenciar a cultura pernambucana decidiu onde fincaria raízes.

 

Trajetória – Formado em design gráfico pelo Instituto Superior de Diseño de Havana tem uma trajetória profissional consolidada na área de publicidade. Entre os muitos trabalhos, o projeto cenográfico de várias edições do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e do Carnaval do Recife. Por esse trabalho, recebeu, inclusive, o prêmio IF Design Award 2017 na Alemanha.

 

Com a criação, nos anos 2000, do Coletivo Camaléon de ilustradores participou de várias exposições em países como Cuba, Equador, Estados Unidos e Espanha. Pelas obras, recebeu diversos prêmios, entre eles o Tocororo no II Festival Internacional de Comunicação de Bem Público da Havana; Prêmio da Oficina Nacional de Diseño (ONDI) 2004; Prêmio Espacio 2004, e Prêmio Nacional de Ilustração La Rosa Blanca na Feira Internacional do Livro de Havana.

 

Oito em dez –  Sempre comprometida com a cultura e o incentivo a novas  expressões artísticas, a APG desenvolve um trabalho permanente de incentivo a novos e já reconhecidos talentos das artes plásticas.

 

Em paralelo a “Deuses Ocultos”, a APG está com uma exposição “pop up”,  com dez desenhos e pinturas de oito artistas plásticos, de diferentes trajetórias, mas um ponto em comum: a resistência da cultura. Participam da mostra : Maurício Arraes, Renato Valle, Luciano Pinheiro, Antônio Mendes, Rinaldo Silva, Raul Córdula, Dani Acioli e Sebastião Pedrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário