A Orquestra de Violões de Teresina (OVT) vai realizar a 4ª Edição do Festival de Violão de Teresina, de 24 e 29 de agosto, com a realização de concertos, concurso com prêmios em dinheiro, aulas e palestras gratuitas. Todas as atividades vão ser realizadas de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus.
O violonista da orquestra e produtor Ravi Cordêiro afirmou ao G1 que o evento é uma oportunidade que pessoas de todo o Brasil vão ter de participar de atividades gratuitas e de assistir grandes nomes se apresentando. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 20 de agosto.
“Esse evento é uma forma de trazer um presente para Teresina. As pessoas vão ter a oportunidade de ter acesso de forma gratuita a um grande conteúdo, como aulas, palestras, além dos concertos, tudo de forma online para todo o Brasil. As inscrições para as aulas são limitadas, só vai até 60 inscritos, então quem tiver interesse deve se inscrever logo”, explicou.
Ravi Cordêiro destacou que o violão é um dos instrumentos musicais mais usados no Brasil e que essa é uma forma de mostrar a força dele no estado.
“É um dos instrumentos mais usados e se popularizou muito aqui em Teresina, tanto que existem por aqui muitas escolas e cursos. Isso mostra a força do violão em Teresina, não só do violão, mas da música instrumental. Hoje estamos com esse projeto que tem envergadura nacional, onde vamos poder ter toda essa troca de experiências e de ensino”, destacou.
O evento vai ter a presença de grandes nomes como Fábio Zanon, Marco Pereira, Maria Haro, Paulo Martelli, Duo Alieksey Vianna e Roberto Koch, Cristiano Braga, Emmanuel Nunes, Orquestra de Violões de Teresina, Amanda Carpenedo, Ederaldo Sueiro e Felipe Vilarinho.
As apresentações musicais vão ser transmitidas na página do Acervo do Violão Brasileiro no Youtube.
Inscrições e concurso
Esse é o primeiro ano que o evento é feito de forma remota. As inscrições podem ser realizadas no site do Acervo do Violão Brasileiro. As vagas para as aulas são limitadas e as inscrições seguem até o dia 20 de agosto.
O evento ainda terá um ‘Concurso de Violão’, com premiação total em dinheiro de R$ 4.500 mil que vai ser distribuído entre os primeiros colocados que podem se inscrever de todo o Brasil, e ainda vai ter a premiação para o violonista teresinense mais bem classificado na disputa.
“Para o concurso as inscrições estão sendo realizadas no site do Acervo do Violão Brasileiro. Lá possui o edital, com todas as regras e as inscrições são para pessoas de todo o Brasil. Como está sendo de forma remota, vai ter um link para que a pessoa inscrita possa mandar os vídeos tocando a música com base nas regras e repertório estabelecido”, explicou Ravi.
O evento está sendo realizado após o projeto ter sido selecionado pela Funarte Festivais de Música de 2020. “Esse é o nosso quarto festival e a terceira vez que realizamos esse concurso de violão. A Funarte selecionou 40 projetos para apoiar e o nosso foi um deles. Isso mostra que temos muito potencial e nós acreditamos no evento”, afirmou.
O festival também conta com recursos do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec PI), Prêmio Seu João Claudino, e ainda com apoio do Acervo Digital do Violão Brasileiro e a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.
Notícias do G1 Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário