terça-feira, 21 de junho de 2022

Yoga, autoconhecimento e a conscientização sobre os benefícios da prática.



O Dia Internacional do Yoga, celebrado mundialmente nesta terça-feira, 21 de junho, a prática do Yoga surgiu na Índia há mais de 5000 anos e tem como objetivo integrar o corpo, mente e espírito.

A ideia de celebrar a data foi apresentada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014 pelo atual primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, mais de 170 países aprovaram a data, demonstrando como benéfica a prática do yoga, para a saúde e bem-estar das pessoas de todo o mundo.

A palavra YOGA vem do antigo Sânscrito e significa UNIÃO, INTEGRAÇÃO, simboliza a união do corpo e a integração da consciência, mas não é uma religião e todas as pessoas podem praticá-la.

De acordo com a atriz Pamela Otero, que também é professora de Yoga, a prática além de melhorar a preparação física, aumenta a imunidade e reduz o risco de doenças, além disso, uma prática diária permite que a pessoa experimente mais alegria, energia e qualidade de vida.

 “O resultado geral da prática do yoga, é uma sensação apurada de bem-estar, que vai desde ajuste de postura, diminuição de dores físicas, diminuição de estresse e ansiedade, até ter uma percepção mais apurada das coisas e situações ao meu redor, tomada de decisões coerentes, discernimento e foco”. Diz


“Consciência é a palavra chave do yoga, que para mim, envolve autoconhecimento através da meditação e a prática da respiração e concentração, vai muito além do exercício físico envolve espiritualidade, é uma linda filosofia de vida. A mente torna-se clara com o aprimoramento da receptividade diária, compaixão e alegria. Isso é fazer yoga!”. Conclui Otero.

Atualmente Pamela Otero realiza suas atividades do yoga em casa, onde também aposta no ensino online para seus alunos, e ressalta que para que a prática se torne ainda mais eficiente, é preciso investir em professores e aulas online de qualidade.

Para você entender mais sobre a prática do Yoga, Pamela separou as 8 partes que ela é desenvolvida. Quais são?

YAMAS e NYAMAS: Atitudes que desenvolvem a saúde mental.

YAMAS: Disciplina externa - “Não seja um problema para o mundo, que ele não será um problema para você”.

 NYAMAS: Disciplina interna - “Não seja um problema para você mesmo”.

ASANAS: São as posturas - O Yoga usa o corpo como instrumento para estabilidade, conforto, equilíbrio e vontade de ficar quieto. Prepara o corpo para a meditação.

PRANAYAMA: Controle da respiração. Existe uma relação íntima da respiração com as emoções. Ao mudar o padrão respiratório posso mudar o padrão mental.

PRATYAHARA: Abstração dos sentidos. Prepara a mente para a meditação.

DHARANA: Concentração

DHYANA: Meditação

 SAMADHI: Integração

E você, já está preparada(o) para essa prática que busca equilíbrio físico, emocional e hábitos mais saudáveis, e que continua a crescer em popularidade no mundo todo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário