quarta-feira, 22 de junho de 2022

Fernando de Noronha recebe programação da Mostra Cinemas do Brasil



O auditório do Centro de Visitantes do ICMBio Noronha recebe nos dias 25 e 26 de junho a programação da Mostra Cinemas do Brasil. As sessões apresentarão um recorte de filmes das três edições do evento, que já percorreu mais de 50 cidades brasileiras, sendo exibida também em Israel e Bolívia, além de sessões nas TV's públicas do nordeste. 

A mostra temática tem por objetivo tornar os cinemas de rua os protagonistas das histórias na tela.  Pensada como janela de exibição de filmes que retratam as histórias dos cinemas de rua extintos ou em processo de reabertura, personagens de cinema e ações cineclubistas, a curadoria pretende dar a ver obras que exaltam as salas de cinema fundamentais para o audiovisual brasileiro, além de dialogar com a importância do retorno destes espaços. Trata-se de trabalhos extremamente criativos do ponto de vista da linguagem e da estética das artes cinematográficas. 

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada ‘Quando a sala de projeção vira personagem’ aconteceu de fevereiro a julho de 2019, em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento. A Mostra Cinemas do Brasil passou também pelo Cinema Rio Branco (Nazaré-BA), Sala Walter da Silveira (Salvador-BA), Cinema São Luiz (Fortaleza-CE), Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro-RJ), Cinemateca de Curitiba (Curitiba-PR), Cine Casarão (Manaus-AM), Cine Teatro São Joaquim (Goiás-GO), Cinema da Praça (Paraty-RJ), MIS Cine Santa Tereza (Belo Horizonte-MG), Cine Paiaguás (Ilha Solteira-SP), Cine Casulo (Seropédica-RJ), Cine Cultura (Palmas-TO), Cine Pireneus (Pirenópolis-GO),Cine Teatro Gomes Jardim (Guaíba-RS), Cinemateca Capitólio (Porto Alegre-RS), sendo essa última, realizada como programação em comemoração aos 247 anos de Porto Alegre-RS, também ao dia do cinema Gaúcho, e ao quarto aniversário da inauguração da Cinemateca Capitólio. 

A Mostra Cinemas do Brasil - Quando a sala de projeção vira personagem teve exibições também na fachada do antigo Cine Rex (Teresina-PI), e foi exibida também em diversos cineclubes, escolas e universidades do Brasil, com destaque para o Cineclube Itinerante Artistas Cidadãos (Santo André-SP), Cineclube Silvio Tendler (Cataguases-MG), Popcine (Além Paraíba-MG), Estação da Cultura (Arcoverde-PE), Espaço Iauê (Poá-SP), Praça do CEU (Lages-SC), Casa das Artes (Novo Hamburgo-RS), Centro Cultural de Aracaju (Aracaju-SE), CEU das Artes (Navegantes-SC), Fundação Cultural Badesc (Florianópolis-SC), Ponto de Cultura Flor de Lótus (Itapagé-CE), Museu Nísia Floresta (Nísia Floresta-RN), Praça da Cidade (Nova Canaã-BA). Um recorte da Mostra Cinemas do Brasil foi exibido também na televisão através da TVE Bahia/IRDEB, onde esteve em cartaz por 5 semanas. Em Israel, a Mostra Cinemas do Brasil foi realizada em duas sessões no Centro Cultural Brasileiro em Tel Aviv. 

A segunda edição do evento (No Mundo de 2020), aconteceu online no site da mostra exibindo 46 filmes e uma websérie e contou com exibições na cidade de Aracaju/SE no formato Drive In, através de parceria com o Curta-SE 20 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.  

A terceira edição da Mostra Cinemas do Brasil intitulada “Memorabilia dos cinemas de rua” exibiu online 31 filmes e uma websérie sobre cinemas de rua, personagens de cinema e ações cineclubistas do país, no período de 01 a 31 de outubro de 2021, com programação paralela também no site da 3ª Mostra Cinemas do Brasil. O evento contou com exibições nas TV 's públicas (TVPE, TVU, TVE Bahia e Aperipê TV) incluindo recortes de filmes nordestinos, baianos e pernambucanos integrantes das edições anteriores da mostra. Sessões presenciais no Brasil, nas cidades de Jacobina/BA (Cineclube Payaya), Rio de Janeiro/RJ (Cinemateca do MAM) e Curitiba/PR (Cinemateca de Curitiba). Sessões no exterior, na cidade de La Paz - Bolívia (CCBB- Centro Cultural Brasil Bolívia). 

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr.  (Canô), diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’, ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e ‘Cinemas de rua de Aracaju’ com produção da (Memorabilia Filmes).  As sessões em Noronha contam com apoio da Concessionária EcoNoronha. 

 


25/06/2022 - 19h (Sábado) 

Cine Rio Branco - Eudaldo Monção Jr. (Canô) - Nazaré/BA

Cine Centímetro - Dannon Lacerda - Valença/RJ

Uma balada para Rocky Lane - Djalma Galindo - Arcoverde/PE

Extintos Cinemas - William Tenório - Sertão do Pajeú/PE



26/06/2022 - 19h (Domingo) 

Sessão Especial - Gabriela Queiroz - Fortaleza/CE

O Fantasma de Glauber Rocha - L.H Girarde  - Vitória da Conquista/BA

Pode entrar -  Direção coletiva oficina documentando - Recife/PE

O último cinema de rua - Marçal Vianna - Nova Iguaçu/RJ




26/06/2022 - 20h (Domingo) 

Cine Aurélio - Dir. Kennel Rógis - Toritama/PE.

4 Bilhões de Infinitos - Dir. Marco Antonio Pereira - Cordisburgo/MG.

Coleção Preciosa - Dir. Rayssa Coelho e Filipe Gama - Vitória da Conquista/BA.

Guarany - Eu sou o menino do Cinema Paradiso - Dir. Aline Castella - Petrópolis/RJ.




Serviço: 

Mostra Cinemas do Brasil 

Datas e horários: 25 e 26/06 às 19h

Local: Auditório do Centro de Visitantes do ICMbio. 

Gratuito

Facebook da (Mostra Cinemas do Brasil)

https://www.facebook.com/cinemasdobrasil 

Instagram (Memorabilia Filmes)

https://www.instagram.com/memorabiliafilmes/


Nenhum comentário:

Postar um comentário