A narrativa do espetáculo revela uma experiência vivida por Vidal na década de 1990, quando o artista foi acometido pela Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune que atinge o sistema nervoso e que em cinco dias o levou à falência corporal. No espetáculo, arte, medicina e neuropsicanálise se interseccionam, mediadas pelo uso de técnicas de teatro de sombra e projeção, estabelecendo uma múltipla discussão sobre a vida e o processo de adoecimento físico e psíquico, em uma história de superação e recriação de si. O espetáculo chega ao público em um momento de abalo da saúde coletiva mundial, vivido com a pandemia da Covid-19. A montagem ainda traz uma reflexão sobre a fragilidade da vida diante das doenças e o lugar do afeto, respeito, dignidade e cuidado como propulsionadores de cura.
A encenação reflete as experimentações que o artista realizou durante o processo de isolamento social, criando um espetáculo híbrido, em que o público poderá assisti-lo de forma presencial e on-line. “Saímos de um período pandêmico muito delicado, que gera na gente outros processos de criação no retorno para a cena presencial. O Monólogo das Sombras é fruto da influência dos dois últimos anos, de pesquisas e produções na cena on-line”, afirma Vidal.
A programação contempla sessões gratuitas de mediação cultural voltada para instituições sociais e escolas da rede pública de ensino de 30 de junho a 21 de julho, às quintas-feiras, às 16h. As entidades interessadas devem agendar pelo e-mail territoriosirius@gmail.com.
O Monólogo das Sombras é uma realização do Território Sirius Teatro, com produção da Multi Planejamento Cultural. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Fabio Vidal e o Território Sirius Teatro
Monólogo das Sombras é o oitavo trabalho desenvolvido pela metodologia de pesquisa e prática teatral de Fabio Vidal, junto ao Território Sirius Teatro, que tem em seu repertório encenações como Seu Bomfim, Eterno Rêtorno-ERê, Velôsidade Máxima 1, 2 e 3, Casa Número Nada, Sebastião, Joelma e Caetanear/Velôsidades.
Fundado em 2000, o Território Sirius já transitou por todas as regiões do país, além de países como Alemanha, Argentina, Portugal e Espanha, apresentando seu repertório de encenações, gerando ações artísticas e educacionais.
Serviço
Espetáculo Monólogo das Sombras
Data: 1º a 24 de julho (sexta a domingo)
Horário: 20h
Local: Sala do Coro do TCA
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Vendas: Sympla ou no local, no dia da apresentação
Classificação indicativa: 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário