quarta-feira, 29 de junho de 2022

FORROZÃO GALO SOLIDÁRIO ABRE A RETOMADA DOS FESTEJOS JUNINOS NO RECIFE COM SHOWS GRATUITOS NA PRAÇA SÉRGIO LORETO



O Galo da Madrugada realiza, nos próximos dias 08 e 09, a 12ª edição do evento junino Forrozão do Galo – este ano, com o nome Forrozão Galo Solidário - já considerado, nos últimos anos, a abertura oficial do São João no Recife.
O evento, que teve sua data inicial adiada por conta das fortes chuvas na capital pernambucana, acontece, como de costume, na Praça Sérgio Loreto (centro do Recife), com uma programação gratuita que inclui apresentações musicais no palco e em trios elétricos, cortejo junino, cidade cenográfica, polo com forró pé-de-serra, entre outros atrativos. A festa começa às 19 e funcionará também como ponto de arrecadação de donativos (alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, etc.) em favor das vítimas das tragédias provocadas pelo temporal no Estado.

“Para o Galo da Madrugada, é uma satisfação muito grande estar retomando a realização dos grandes eventos para nosso público, exatamente no ciclo junino. Esses festejos, originados no interior, mas que, a cada ano, o Galo vem aproximando da capital pernambucana. A exemplo do que faz no carnaval, o bloco promove os artistas e ritmos locais e regionais, o que agrada, tremendamente, o público recifense, pernambucano e nordestino”, afirma o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

Para a primeira noite do evento, na sexta-feira (08), sobem ao palco os cantores Gustavo Travassos, Loirão e Joelma, que traz para o evento o show da turnê “Isso é Calypso”, com um apanhado de alguns dos maiores sucesso de sua carreira.  Já no sábado (09), a animação ficará por conta da banda Forró do Muído, a cantora Michelle Melo e o forrozeiro Benil. 

A festa traz ainda, nos trios elétricos – três em cada noite do “Forrozão” -, as cantoras Bia Villa-Chan e Fabiana Pimentinha, o cantor Ivan Gadelha e o grupo Asas da América. “É com muita alegria que estamos voltando a trazer, com essa retomada dos grandes eventos, um pouco dessa tão rica cultura nordestina e do interior pra capital. Vai ter muito forró e queremos voltar a ver a multidão na rua se divertindo muito”, comemora Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.

A estrutura montada na Praça Sérgio Loreto, para a 12ª edição do Forrozão do Galo, divide-se nos seguintes polos: Polo Musical, que inclui os shows no palco e nos três trios elétricos; Polo Raízes, que consiste num espaço exclusivo de apresentações instrumentais e de forró-pé-de-serra – entre as atrações, a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, formada por alunos da Escola de Música Maestro Lima Neto, iniciativa social do bloco; Polo Gastronômico, com 25 barracas com comidas típicas e bebidas à venda; e o Polo das Artes, que corresponde à cidade cenográfica montada no entorno da Praça (assinada pelo artista Acácio Damascena), que contará, inclusive, com exposição de obras de arte produzidas por artesãos pernambucanos. “Teremos, inclusive, exposição de artesanatos em barro de Caruaru”, complementa Rômulo. 

Um cortejo junino, que acompanha os trios elétricos, irá trazer um apanhado de símbolos e manifestações culturais das festas juninas, como quadrilhas, carro alegórico com figuras folclóricas, bonecos gigantes, bacamarteiros, grupos de xaxado e bandeiras dos santos celebrados no mês de junho – Santo Antônio, São João e São Pedro -, entre outros elementos. 

A iniciativa tem como objetivo, ainda, de contribuir para a geração de renda na cidade, uma vez que estima-se cerca de 2 mil trabalhadores, direta ou indiretamente, envolvidos na realização do “Forrozão”. “Tudo o lucro das vendas das barracas, por exemplo, é revertido para os moradores dos Bairros do Coque e vizinhanças”, acrescenta o presidente do Galo.

O Forrozão do Galo 2022 tem o patrocínio de Brahma, Bet Nacional, Pitu, Prefeitura do Recife e Empetur/ Governo de Pernambuco.

Imagens para divulgação (Forrozão do Galo 2019):

https://photos.app.goo.gl/n5vw82Cq5CFS3vcBA


Serviço:

12° Forrozão Galo Solidário

Data: dias 08 e 09 de julho

Local: Praça Sérgio Loreto (Bairro de São José, centro do Recife)

Horário: a partir das 19h

Atrações musicais: 

Dia 08: Gustavo Travassos, Loirão, Joelma (palco), Bia Villa-Chan, Asas da América e Fabiana Pimentinha (trios elétricos).

Dia 09: Forró do Muído, Michelle Melo, Benil (palco), Bia Villa-Chan, Asas da América e Ivan Gadelha (trios elétricos).

Cortejo junino (acompanhando os trios elétricos): Balões, Bandeiras de São João, santo Antônio e São Pedro, Bacamarteiros de Caruaru, carros alegóricos e quadrilhas juninas Origem Nordestina, Dona Matuta, Zabumba e Raio de Sol. 

Polo Raízes (apresentações da Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, quadrilhas mirins – Fusão, Sapeca, Menezes na Roça e Brincant’s -, Forró do Viena e Boneca Karolina. 

Outros atrativos: cidade cenográfica (com exposição de peças em barro de artesãos pernambucanos) e barracas com comidas típicas e bebidas à venda.

O evento será ponto de arrecadação de doações (alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, etc.) para as vítimas das chuvas em Pernambuco.

Aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário