Compliance vem do verbo em inglês to comply. Mais do que estar em conformidade com as leis, o compliance exige que a organização assuma compromissos com a conduta baseada em elevados padrões éticos e agendas relevantes, como diversidade, equidade e inclusão, as quais uma vez formalizadas em suas políticas internas devem ser cumpridas com a mesma obrigação. É uma ferramenta de governança que auxilia gestores na tomada de decisão baseada em risco, consolida boas práticas e reforça atitudes íntegras, garantindo ainda mais transparência às tratativas comerciais, notadamente, o relacionamento com os agentes públicos e instituições parceiras, importante parte interessada do grupo, alinhando a integridade ao DNA das operações de pesquisa e soluções de tecnologia.
Segundo Joelma Aquino, Diretora Administrativa e Financeira do Alfa Group, para que o programa fosse colocado em prática, ao longo dos últimos meses, membros da equipe Alfa Group viveram os valores da organização. Eles foram integrados ao Comitê de Ética e Compliance e, a cada encontro, levantaram e elencaram os riscos relevantes para as operações, e como incorporar os mais altos padrões de comportamento ético relacionados aos seus setores na empresa, a fim de compreender cada ponto de melhoria e socializar com os colegas até sobre as pequenas atitudes do dia a dia.
“Para garantir um ambiente de liberdade e flexibilidade, a gente precisa assegurar que está todo mundo bem alinhado, que o nosso propósito e os nossos valores estão em consonância com nossas ações, sobretudo no que diz respeito à conduta e a ética que a gente espera de todo mundo que trabalha com a gente”, explica Miguel Borges, Diretor da Sogo Tecnologia, que no mês de julho recebeu o certificado Great Place to Work (GPTW) 2022 (traduzido como Melhores Lugares para Trabalhar).
Próximos passos
Para dar clareza, transparência e incentivar a adequação ao Programa de Compliance do Alfa Group, o grupo, com o suporte da Compliance Officer, Clarissa Lima, vai promover periodicamente momentos de discussões, treinamentos, debates, vivência das políticas internas e reforço da cultura corporativa para consolidar a marca no mercado com integridade.
Além disso, para facilitar a comunicação, garantir segurança, sigilo e anonimato, para quem desejar, em ocasiões em que violações ao Código de Ética e Conduta ou das políticas internas precisem ser reportadas, os colaboradores, clientes e sociedade podem usar a Linha Ética para enviar seus relatos.
O canal de denúncia, gerido por empresa externa especializada, é integrado à plataforma de gestão do programa de compliance, onde serão conduzidas as apurações pelo setor de Compliance.
Missão, visão e valores
Ainda de acordo com os gestores, a implantação do programa auxiliará a empresa a estar em sintonia com sua missão de impactar a vida das pessoas e organizações através de soluções assertivas que unem estratégia humana e tecnologia para garantir inovação e processos inteligentes, como também no objetivo de ser referência no Brasil em pesquisas assertivas e soluções inovadoras de transformação digital e na promoção dos seus valores que vão desde o sucesso do cliente, foco no resultado até a valorização do pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário