quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Dia Nacional do Doador de Sangue: Especialista ressalta a importância da doação regular de sangue para salvar vidas



Doar sangue, além de ser um ato de solidariedade, salva vidas. Para lembrar da importância da doação, no dia 25/11, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, que, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para este ato de amor ao próximo, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância da ação.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2021, a taxa de doação de sangue no Brasil foi de 1,9%. Contudo, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é que seja de 3% a 5%. 

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, mas muitas pessoas só se dispõem a doar sangue quando alguém próximo precisa. “Essa baixa adesão pode estar relacionada com o medo e o desconhecimento sobre a doação de sangue. Contudo, vale destacar que o procedimento é simples, garantindo a segurança de quem doa e de quem recebe. É importante que as pessoas tenham o hábito de doar, pois o sangue é vital para a recuperação de pacientes que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de alta complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias, além daqueles que possuem doenças crônicas graves”, explica o médico Ícaro Félix,  hematologista da Hapvida NotreDame Intermédica.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Os menores de 18 anos só podem doar com autorização dos responsáveis. Algumas condições de saúde podem impedir uma pessoa de doar sangue, como anemia, diabetes tipo 1, hipertensão, malária, uso de drogas, doenças de chagas, pessoas com comportamento de risco para o desenvolvimento de ISTs, entre outras. Alguns cuidados são importantes após a doação, como esperar, aproximadamente, 15 minutos sentado no local após o procedimento, se alimentar e se hidratar em seguida, evitar esforço físico excessivo por 12 horas e beber bastante líquido durante todo o dia. 

“Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Menos de 10% são retirados na doação e o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 72 horas após a doação. Além disso, a doação de sangue pode trazer benefícios para a saúde do doador como a redução do risco de doenças cardíacas e a prevenção de alguns tipos  de câncer. É preciso que as doações sejam constantes para oferecer uma quantidade de sangue suficiente para os pacientes e não somente em campanhas emergenciais. O sangue doado não vai fazer falta ao doador, mas pode salvar a vida de quem está recebendo”, enfatiza Ícaro Félix,  hematologista da Hapvida NotreDame Intermédica.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário