O Terroá cumpriu sua proposta de apresentar um Nordeste ainda inexplorado: contemporâneo, autêntico e originário. Com o talento e a criatividade dos chefs e profissionais da região, o evento levou ao público experiências diversificadas, gastronomia autoral, cultura, arte, histórias, conteúdo, inovação e desenvolvimento.
Ao todo, mais de 400 pessoas da organização do evento, equipes dos restaurantes e expositores estiveram envolvidos no Festival. Uma experiência grandiosa, com grandes resultados também de negócios: foram mais de R$ 470 mil faturados durante os três dias do Terroá.
O Festival também tem o viés social e ambiental. Ao final de cada dia, os resíduos do local foram recolhidos, separados e destinados à reciclagem pela COOREM (Cooperativa de Reciclagem de Marcos Moura).
O evento também realizou uma parceria com o Milagre Sertão (milagresertao.org/) : através do ingresso social foram arrecadados centenas de quilos de alimentos, que serão direcionados ao projeto e irão beneficiar dezenas de famílias paraibanas.
Uma outra ação, feita junto ao projeto, está em andamento: a venda dos quadros da artista paraibana Thaynha, que, por meio do live painting, produziu uma pintura em cada dia do Festival. Os quadros serão vendidos de forma online e os valores serão revertidos para o Milagre Sertão.
“O Terroá foi mágico. Tivemos mais uma edição emocionante, com muita experiência gastronômica, cultural e musical. Foi lindo demais. Único!”, disse entusiasmada Marina Sá, diretora da Cantaloupe, empresa organizadora do festival.
O festival contou com a presença do paraibano Onildo Rocha, chef responsável pelos restaurantes Casa Roccia, Notiê e Abaru, e que recebeu o prêmio de chef do ano pela Revista Veja. "Parabéns ao Terroá por trazer essa força da gastronomia, da cultura, do artesanato, a força nordestina para um evento incrível", ressaltou.
Outro participante de destaque no Terroá foi Josimar Melo, crítico gastronômico da Folha de São Paulo. "O Festival é uma experiência que nos permite aprender um pouco mais da cozinha do Nordeste e, assim, aprender um pouco mais da cozinha do Brasil", destacou.
Festival Terroá 2023
Para 2023, a Cantaloupe já confirmou a realização da edição paraibana e traz uma outra novidade: o primeiro Festival Terroá em São Paulo, previsto para o mês de junho. A proposta é levar para a região Sudeste toda a riqueza gastronômica dos chefs e produtores nordestinos.
Realização
O Festival Terroá foi uma realização da Cantaloupe, agência organizadora de Festivais Culturais e Gastronômicos no Nordeste. O evento contou com os patrocínios da Unimed, São Braz, Banco do Nordeste, FPB, cerveja Sol, Coca-Cola, Miolo, Vitamilho, Palmeiron, Engemax, Due Planejados, Bara e Audi. A prefeitura de Cabedelo, Sebrae/PB, Colégio Evolução, Projecta, Combate, Lug e PBTur foram parceiras do evento.
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