sexta-feira, 25 de novembro de 2022

CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS



No próximo dia 04 de dezembro, um domingo, o Grupo Mulheres do Brasil irá realizar em Boa Viagem a 5a edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas.
O objetivo é sensibilizar toda sociedade pela importância do combate e eliminação de todos os tipos de violência. A caminhada terá início às 9h, na Praça de Boa viagem, indo em direção ao Posto 7. Dois trios elétricos irão acompanhar o percurso, com muita música e informação sobre o movimento, tudo sob o comando dos artistas. Almir Rouche, Bárbara Ayres, o sanfoneiro Ângelo Gabriel, Kelly Rosa e Cirlene Menezes. A organização pede que todos se vistam com o tom laranja, cor escolhida pela Organização das Nações Unidas - ONU para se criar uma visão simbólica de um mundo brilhante e positivo, o ideal de um mundo livre da violência contra mulheres e meninas.

Segundo a ONU, uma em cada três mulheres em todo o mundo já experienciaram violência sexual ou física ao logo de sua vida. Em Pernambuco, em média, 110 mulheres sofrem violência por dia. São cinco casos registrados, a cada hora, no estado, como mostra levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS) presente no dossiê “Violência contra as mulheres em Pernambuco”. No mesmo estudo, observa-se que no primeiro semestre deste ano, a cada quatro dias e meio, uma mulher foi assassinada.

À frente do Comitê de Combate à Violência à Mulher, do Grupo Mulheres do Brasil em Pernambuco, Claudia Molinna enfatiza que é preciso a participação de todos nessa luta, “que é não apenas de mulheres, mas de toda sociedade”. Ela ressalta que não basta dizer que é contra a violência: “a gente precisa ter um posicionamento firme nesse assunto, entender do que se trata e da importância de falar sobre isso o tempo todo.”

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

QUAIS OS OBJETIVOS DA CAMINHADA?

A 5a edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil tem como objetivo: sensibilizar de toda a sociedade ao esclarecer o que é violência, que não é somente a agressão física, e porque é importante reconhecer e denunciar, mudando a opinião pública e derrubando mitos e paradigmas; construir estratégias integradas, unindo esforços com quem já trabalha pelo tema, promovendo a integração de movimentos que lutam pela erradicação da violência contra mulheres e meninas e o poder público; e garantir ações de transformação e combate, uma assistência adequada às vítimas de violência, lutando por legislações favoráveis às vítimas e pela recuperação dos agressores.

COMO A SOCIEDADE PODE COLABORAR NESTA CAUSA?

Os índices publicados no mapa da violência e as notícias comprovam um aumento do índice da violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. A violência contra mulheres e meninas aumenta, e acreditamos que, se não fosse à subnotificação, os números seriam ainda maiores. Portanto, este é um assunto que afeta toda a sociedade. A sociedade pode colaborar metendo a colher, encorajando as denúncias, e exigindo que a Lei Maria da Penha seja cumprida. A violência traz um custo para sociedade: absenteísmo nas empresas, os órfãos da violência, dentre outros.

COMO COMEÇOU O GRUPO MULHERES DO BRASIL?

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e tem mais de 98 mil participantes no Brasil e no exterior. Queremos ser o maior grupo político suprapartidário do país. Somos políticas, sim, mas a nossa única bandeira é a do Brasil.

POR QUE O GRUPO MULHERES DO BRASIL ESTÁ ENVOLVIDO NESTA CAUSA?

O Combate à violência contra mulheres e meninas é uma causa global do Grupo Mulheres do Brasil, isso porque para nós cada mulher conta, e isso significa que cada vida conta. Não há como nos silenciarmos diante dos números da violência contra mulheres e meninas.

POR QUE A CAMINHADA ACONTECERÁ NO DIA 4 DE DEZEMBRO?

O Grupo Mulheres do Brasil participa todos os anos da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas” que é uma mobilização global da sociedade civil em torno desse tema, organizada pela ONU. No Brasil a campanha dura 21 dias, pois começa em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos – nos demais países, a campanha ocorre entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro. Portanto, a data do dia 4 de dezembro, escolhida para a realização da 5a edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas, esta dentro desse período em que intensificamos o ativismo

POR QUE TODOS SE VESTEM DE LARANJA?

A cor laranja foi escolhida pela ONU para se criar uma visão simbólica de um mundo brilhante e positivo, o ideal de um mundo livre da violência contra mulheres e meninas.

POR QUE OS HOMENS SÃO CHAMADOS A PARTICIPAR DESTA MOBILIZAÇÃO?

Porque justamente essa causa é de toda a sociedade, mulheres e homens precisam andar lado a lado para mudar essa realidade.

EM QUE LUGAR ACONTECERÁ A CAMINHADA 2022?

A 5a edição da Caminhada pelo fim da violência contra mulheres e meninas realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Recife, irá acontecer no dia 4 de dezembro a partir das 9h, com concentração na Praça de Boa Viagem, importante ponto turístico pernambucano, seguindo pela avenida até a padaria Boa Viagem, e em mais de 30 cidades do país e no exterior. Serão milhares de pessoas em sintonia para mudar essa triste realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário