quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Entenda como a gestão de risco é fundamental para que as empresas de saúde tenham um 2023 de sucesso



A área da saúde e o gerenciamento de risco andam “lado a lado”, uma vez que a premissa de qualquer ambiente hospitalar é salvar vidas. As pessoas que necessitam desses cuidados estão em um momento delicado de suas vidas, e garantir que as atividades ocorram da melhor forma, prevenindo e corrigindo ações, é fundamental. Para 2023 é primordial estar atento ao uso de recursos acessórios, como ferramentas adequadas e a capacitação dos profissionais de saúde para determinar o sucesso das ações.

O gerenciamento de risco na área da saúde é definido como a implantação de rotinas que buscam estabelecer procedimentos, políticas e condutas, além de fazer o levantamento de recursos para a avaliação de riscos e eventos adversos. O intuito é impedir as ameaças à segurança, à saúde do paciente e demais públicos que frequentam os hospitais.

De acordo com o Diretor do Grupo Essencial Saúde, Fernando Murta, a gestão de risco atua para promover o bem-estar dos pacientes. Nessa área, o gerenciamento atua para identificar, analisar, avaliar, priorizar, classificar, tratar, mitigar e fazer o monitoramento dos riscos.

“O gerenciamento de risco de uma empresa de saúde é fundamental e para que funcione com excelência em 2023 é necessário fazer a análise dos riscos de forma a priorizar os processos da cadeia de valor do ambiente hospitalar, relacionados de forma direta à assistência e segurança do cliente”, explica.

Um dos primeiros passos para identificar os ricos e ter um 2023 com êxito é reunir as lideranças e considerar alguns aspectos, como: relatórios de reclamações de clientes; resultados de auditorias internas e externas;  estratégias da organização e etc. Após isso, é fundamental classificar os riscos. Eles são catalogados como riscos estratégicos; riscos operacionais e riscos financeiros.

Para Fernando Murta, no segmento da saúde um fato de grande importância na gestão de riscos é trabalhar o desenvolvimento da cultura da gestão de riscos, a fim de que eles sejam notificados, o que é somente possível com a capacitação dos profissionais.

“É fundamental incorporar e trabalhar a cultura organizacional, para que as ações sejam realizadas com êxito. Alguns aspectos também  precisam ser observados como:  assegurar que qualquer colaborador possa notificar um evento; definir o fluxo para notificação (manual ou eletrônica) dos eventos e classificar todos os eventos”, conta.

Principais resultados

A gestão de risco é abrangente a todos os indivíduos que fazem parte da instituição hospitalar, desde os empregados que constituem a base da pirâmide organizacional, até à alta gestão. Isso porque, apenas com comprometimento de todos será possível ter  uma cultura voltada para o gerenciamento de risco na área da saúde de forma efetiva.

Se implantado de forma efetiva, o gerenciamento de riscos na área hospitalar é capaz de trazer vários resultados, a destacar: diminuição e/ou eliminação de falhas; gestão eficaz da empresa; crescimento do nível de excelência; atração e retenção de consumidores internos e externos e aumento do lucro da instituição hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário