sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Caminhos da Reportagem destaca o socol, embutido de terras capixabas



A edição inédita do jornalístico Caminhos da Reportagem percorre as montanhas capixabas para apresentar o socol, um embutido que é tema do programa jornalístico da TV Brasil neste domingo (27), às 22h. A matéria especial integra a série temática "Riquezas da Nossa Terra", realizada pela emissora pública em parceria com o Sebrae, conteúdo especial que aborda o selo de Indicação Geográfica (IG).

Nas viagens pelo país para conhecer os produtos e as regiões brasileiras que têm o reconhecimento, a equipe da emissora pública desta vez subiu as montanhas do Espírito Santo para apresentar curiosidades e acompanhar os bastidores do processo de produção deste alimento.

O socol é um embutido que veio com os italianos, foi modificado no Brasil e conquistou os paladares mais sofisticados. O programa foi até a região de Venda Nova do Imigrante para um papo com produtores que resgatam o legado e as histórias dos seus antepassados e promovem novos negócios.

A família Falqueto tem uma fábrica de socol artesanal há uma década, mas a tradição já vem há mais de 130 anos, de geração a geração. Thais Falqueto hoje está à frente do negócio e diz que o processo de produção de um socol dura de três a quatro meses.

Ingredientes conferem sabor apetitoso

A especialista conta que o primeiro passo é salgar a carne do porco durante dias. Depois, ela é lavada e preparada para a maturação. A carne fica pendurada em salas em temperatura ambiente para que um fungo natural da região participe do processo.

Desde que o selo da IG foi conquistado pela região, Thais Falqueto sentiu a valorização e a procura pelo produto certificado. "A gente estava vendendo a 65 reais e hoje vende a 125 reais o quilo do nosso socol", revela. Atualmente, seis produtores obedecem aos padrões do selo, que autoriza o uso de apenas estes ingredientes no socol: lombo de carne suína resfriada, peritônio suíno, sal, pimenta-do-reino e alho.

Para sentir melhor o gosto, os entrevistados recomendam cortar o embutido em nacos finos. Essas fatias quase transparentes podem ser degustadas como petisco, mas o socol também serve de referência para se preparar pratos mais elaborados.

A produção do embutido fomenta refeições que o utilizam como ingrediente. No café e adega Tio Vé, a família Falqueto criou o brioche de socol, feito com itens da própria propriedade. Já no Restaurante Nossa Vida, o destaque é a bruscheta dell'immigrato, prato com polenta e socol, criado pelo chef Renato Santos.

Curiosidades sobre a origem do embutido

Quem passa pela região capixaba de Venda Nova do Imigrante fica com um gosto de Itália no paladar. O socol veio do ossocollo, um embutido italiano feito a partir da carne do pescoço do porco. O alimento foi modificado para o gosto brasileiro, feito do lombo do porco, uma carne menos gordurosa.

"O socol é feito de uma carne mais leve, adaptado dos nossos antepassados que chegaram ao Brasil", explica Lorenzo Carnielli, que é de uma das famílias mais tradicionais na produção do socol. Ouvir as histórias de famílias tradicionais, como os Angelim e os Briochi, além de provar tudo o que é feito na região e participar de animadas festas locais constituem experiências marcantes para os turistas.

O ambiente hospitaleiro é característico em Venda Nova do Imigrante. A região proporciona bem-estar, além de atividades voltadas ao turismo de aventura. As opções incluem o passeio de quadriciclo no Ecoparque Pedra Azul e a chance de contemplar paisagens deslumbrantes como a Pedra do Lagarto.

A equipe do Caminhos da Reportagem aproveitou esse roteiro gastronômico e de cenários exuberantes para conhecer locais de destaque, como o Khas Café. Na propriedade, além de provar o socol dos melhores fabricantes da região, é possível ter experiências sensoriais com o café que é produzido ali, além de fazer um piquenique no meio de um campo de lavanda, com vista para as serras capixabas.

Ficha técnica

Reportagem: Flavia Peixoto

Reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves

Auxiliar técnico: Alexandre Souza

Produção: Claiton Freitas e Carol Gonçalves

Edição de texto: Carina Dourado

Edição de imagem e finalização: André Eustáquio

Apoio edição de imagem: Márcio Stuckert

Arte: Julia Gon

Destaque para produtos diferenciados

A temporada temática do programa jornalístico Caminhos da Reportagem visita áreas mapeadas do país conhecidas pelo desenvolvimento de produtos específicos que garantiram à localidade a certificação própria de Indicação Geográfica. O Sebrae tem papel fundamental para realizar a identificação e contribuir na pauta do conteúdo apurado pelas equipes da TV Brasil para o lançamento da série "Riquezas da Nossa Terra".

Além de acompanhar o processo da produção da cachaça em Paraty, a atração aponta várias referências que se distinguem dos itens semelhantes disponíveis no mercado em diferentes regiões do país. O canal público aponta elementos com propriedades exclusivas que os diferenciam em função de inúmeros aspectos associados, por exemplo, aos recursos ambientais, como solo, vegetação, clima e modo de cultivo.

Os produtos também se evidenciam na comparação a similares em virtude de sua natureza e de seu caráter nutritivo. Os registros incluem vinhos, espumantes, frutas, farinhas, obras de artesanato e produtos têxteis, entre outros, cada qual com seu próprio selo. A reputação é uma qualidade característica desses itens.

A distinção alcançada assegura vantagem competitiva. Também move o trabalho de diversos profissionais com atuação relacionada aos respectivos produtos como produtores e comerciantes. A leva de negócios ainda desenvolve novos públicos e fomenta o consumo. Essa dinâmica ajuda a consolidação das tradicionais iguarias e dos saberes locais por gerações bem como sua potencialização das atividades de turismo.

A marca de Indicação Geográfica privilegia localidades que provaram a origem e a procedência de seus artigos singulares, as duas denominações possíveis de espécie para produtos agropecuários. Muitos também são considerados patrimônios imateriais e trazem contextos que favorecem a transformação social.

A conquista deste registro consolida atrativos com atributos únicos. A iniciativa estimula a economia local, movimenta as cidades e gera frutos em prol dos moradores. Todos se beneficiam pelo reconhecimento da cultural regional e ganham também com o aumento da circulação de pessoas diante da demanda turística.

Destinos e produtos da nova temporada

Além do socol produzido no Espírito Santo, os conteúdos do especial em cartaz na telinha da TV Brasil já apresentaram itens como a cachaça de Paraty; a goiaba paranaense de cidade de Carlópolis; o café mineiro da Serra da Mantiqueira; e o mel de melato catarinense de Bracatinga, no planalto sul do país.

A temporada inédita do programa Caminhos da Reportagem também conferiu destaque em matérias especiais para o cacau do sul baiano; o queijo de Marajó, no Pará; e a lavoura de açafrão no município de Mara Rosa, em Goiás.

A sequência final da série "Riquezas da Nossa Terra" oferece visibilidade às obras de artesanato do bordado filé, da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, no estado de Alagoas; à farinha de mandioca, de Cruzeiro do Sul, no Acre; e ao guaraná dos povos indígenas no Amazonas.

Entre outras delícias de dar água na boca, a temporada ainda leva o público a um passeio pela campanha gaúcha para acompanhar a produção dos vinhos e espumantes. O telespectador conhece as técnicas desenvolvidas no vinhedo para padronizar a qualidade da uva.

Sobre o programa

Produção semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://tvbrasilplay.com.br.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.


Serviço

Caminhos da Reportagem – domingo, dia 27/11, às 22h, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário