quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

7ª MOSTRA AMBIENTAL DE CINEMA DO RECIFE TEVE INÍCIO NESTA TERÇA (29)



Em formato híbrido (presencial e virtual), a 7ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife - MARÉ teve início nesta terça (29) no Arquipélago de Fernando de Noronha e segue de 5 a 10 de dezembro no Recife.
A programação gratuita conta com com exibições de filmes, além de oficinas, encontros, debates e intervenção urbana. A programação completa da 7ª edição será divulgada em breve no site www.mare.rec.br. 

A etapa Noronha da MARÉ acontece pela segunda vez no arquipélago e integra a programação da 3ª edição do projeto Onda Sustentável, com a proposta de sensibilizar moradores e turistas para a importância da sustentabilidade socioambiental e conservação do meio ambiente da ilha. As atividades do projeto acontecem entre terça (29) e sexta (2). A ação é promovida pela Administração da Ilha e conta parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos e Projeto Tamar.

Com três eixos estruturadores: Cidades e Conflitos, Ecossistemas e Biodiversidade, Povos e Territórios, voltados para acontecimentos urgentes, entre eles, a COP27 e as mudanças climáticas, a 7ª edição da MARÉ acontece em momento político de mudanças. “Esta edição da mostra chega em um momento ímpar na sociedade brasileira, onde a gente consegue pensar em uma perspectiva de um novo paradigma social. Há muitos anos vivemos uma estafa planetária, em que o planeta não consegue absorver tudo que a humanidade gasta durante o ano. A edição foi pensada de como a nova geração e a população em geral atual pode pensar a sua relação com o meio ambiente a partir da experiência da pandemia, sendo possível a ressignificação de valores, de enxergar o mundo e um meio ambiente sustentável, economicamente correto e que todos possam ter as mesmas oportunidades”.   explica Rafael Buda, Coordenador geral da mostra.

Oficinas – Habitantes e turistas da ilha de Fernando de Noronha terão a oportunidade de participar da Oficina de Cinema de animação entre os dias 29 de novembro a 2 de dezembro no Auditório Projeto Tamar. Ministrada por Rafael Buda e Tiago Delácio, representantes do Museu de Animação Lula Gonzaga - MUCA, a oficina contará com a técnica de rotoscopia, técnica de animação que consiste em criar sequências animadas desenhando as imagens de um vídeo real, quadro a quadro.


Sessões - Duas sessões de curtas metragens compõem a programação da etapa Noronha da MARÉ na quarta (30) e na quinta (1º), às 20h30, no auditório da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha -  EREFM. Além das exibições de filmes, as sessões contam com debates. 

Cuidados sanitários - Com a nova onda da Covid 19, a 7ª edição da MARÉ seguirá todos os protocolos sanitários no combate e prevenção em todas as atividades presenciais.Será obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social. A mostra disponibilizará álcool (gel/líquido) e máscaras descartáveis para substituição. 

A MARÉ é uma realização da Bonsucesso Comunicação e Cultura, produção A saga Audiovisual e Cidadania, com incentivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, Administração de Fernando de Noronha, patrocínio do Greenpeace, Reeecicle e Prolata, conta com apoio da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e do Instituto Caminhos da Sustentabilidade - ICS.

Confira a programação da MARÉ - Etapa Noronha:

29/11 a 02/12 | 9h às 12h

Oficina de Cinema de Animação, com rotoscopia

Local: Auditório Projeto Tamar

30/11 e 01/12 | 20h30

Exibições de curtas metragens 

Local: EREFM Arquipélago Fernando de Noronh

03/12 | a partir das 19h

Projeções ambientais

SERVIÇO: 

7ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife - MARÉ

Etapa Noronha - 29 de novembro a 2 de dezembro

Locais: Auditório Projeto Tamar, EREFM Arquipélago Fernando de Noronha

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário