quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Rádio Nacional abre especiais em 2023 com homenagem a Rita Lee

 


A Rádio Nacional estreia a temporada de 2023 da faixa dedicada aos especiais com uma edição temática sobre a vida e a obra da roqueira Rita Lee neste domingo (1º), às 12h. A atração vai ao ar no dia seguinte ao aniversário de 75 anos da rainha do rock brasileiro que nasceu em 31 de dezembro.

 

A homenagem contextualiza a carreira de Rita Lee a partir de músicas consagradas do vasto repertório da cantora e compositora. A produção da emissora pública intercala grandes sucessos com histórias sobre a longeva trajetória artística da diva.

 

 

 

Da vanguarda ao pop, os hits de Rita Lee embalam o primeiro especial de 2023 da Rádio Nacional. O programa inclui diversos clássicos eternizados na sua interpretação. A sequência apresenta faixas como "Ando Meio Desligado", "Agora só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Nem Luxo, Nem Lixo", "Caso Sério", "Desculpe o Auê", "Amor e Sexo" e "Mutante".

 

 

 

Perfil amplo da carreira da roqueira

 

 

 

O especial apresenta momentos importantes e fatos curiosos sobre a vida da homenageada desde a infância. A produção da Rádio Nacional recorda a origem e a descendência de Rita Lee, aborda episódios célebres da juventude e de sua formação musical.

 

 

 

Recordista na venda de discos na música do país, a estrela é uma camaleoa. Inquieta e com uma capacidade criativa enorme, Rita Lee começou no rock com a banda Os Mutantes nos anos 1960 e no decorrer da sua trajetória flertou com a psicodelia, o pop, a MPB e a Bossa Nova.

 

 

 

O conteúdo produzido pela emissora pública ainda passa pelos diversos conjuntos que Rita Lee integrou, menciona parceiros musicais da icônica artista e destaca as criações da carreira solo que notabilizaram a cantora e compositora.

 

 

 

Marcos da trajetória artística de Rita Lee

 

 

 

Revolucionária não apenas na música, Rita Lee se apresentava nos palcos com figurinos performáticos. Vivenciou várias transições que se expressavam nas suas performances. Ela sempre se posicionou na defesa das causas em que acreditava.

 

 

 

Além da série de músicas tocadas durante a atração dominical para traçar um panorama da artista, Rita Lee também é lembrada pelos fãs por outros tantos clássicos do cancioneiro nacional. A lista reúne composições marcantes como "Lança Perfume", "Erva Venenosa", "Baila Comigo" e "Doce Vampiro".

 

 

 

Com talento marcado pela rebeldia e personalidade forte, a roqueira é reconhecida com muitas premiações ao longo dos mais de 50 anos de vida profissional. Entre suas maiores conquistas está o Grammy Latino recebido em duas oportunidades.

 

 

 

Em 2022, Rita Lee foi agraciada pelo conjunto de sua obra com o prêmio de Excelência Musical da Academia Latina de Gravação. Ela já tinha garantido outro título em 2001 quando ganhou na categoria "Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa" com o disco "3001".

 

 

 

Artista completa, ainda fez sucesso atuando em diversas frentes. Rita Lee apresentou programas de rádio e de televisão, fez aparições em novelas, além de repercutir na literatura ao escrever livros infantis e duas autobiografias.

 

 

 

#VemOuvir

 

 

 

Entretenimento, esporte, bate-papo e notícia são alguns dos conteúdos que estão no ar pela da Rádio Nacional. As faixas musicais da programação trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.

 

 

 

Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional está no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.

 

 

 

A rádio também marca presença no Spotify com o perfil "Rádio Nacional". Os fãs podem ouvir podcasts e novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.

 

 

 

Transmissões em rede na banda estendida

 

 

 

A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações que marcam os últimos anos. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em 2021, presença em outras três capitais brasileiras, na chamada banda estendida.

 

 

 

Serviço

 

Especial Rita Lee 75 anos – domingo, dia 1º/1, ao meio-dia, na Rádio Nacional

 

 

 

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

 

Site: https://radios.ebc.com.br

 

Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

 

Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

 

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

 

Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr

 

Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário