A Natura, multinacional brasileira de cosméticos, segue investindo em inteligência artificial e ferramentas digitais com o objetivo de aprimorar e personalizar a jornada de compra dos seus clientes, através de uma consultoria especializada. Após o lançamento da ferramenta de Análise Personalizada da Pele, a empresa anuncia o lançamento de um dispositivo capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos. O diagnóstico é feito com a ajuda de um aplicativo, a câmera do smartphone e uma lente portátil acoplada no aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Hoje, a tecnologia já possuí sua patente requerida no Brasil.
Ao longo de anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados
por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o consórcio Media
Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi desenvolvido um método
capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus
danos. Foram selecionadas mechas de cabelos de diferentes curvaturas, cores e
níveis de danos de um banco de dados de mais 18 mil imagens de fios de cabelo
que possibilitaram aumentar a precisão do algoritmo por meio do aprendizado de
máquina (machine learning) e indicar o tipo de tratamento recomendado para seus
cabelos.
A inteligência artificial da ferramenta também foi utilizada
durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina e hoje recomenda mais de 15
mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência
do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. A experiência estará em
teste nos próximos meses e possibilitará conhecer melhor as necessidades dos
clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.
O lançamento faz parte da estratégia de apoio à consultoria
de beleza, que tem como objetivo disponibilizar ferramentas digitais que
valorizam a experiência entre nossa rede e os clientes. Por enquanto o
Diagnóstico Capilar com o apoio do dispositivo estará disponível em algumas
lojas. A partir de março de 2023, todas as Consultoras do Brasil terão
disponível uma versão adaptada da ferramenta no seu espaço digital,
fortalecendo a estratégia de prestação de serviços de consultoria também no
ambiente digital. Elas poderão incluir dados em um questionário, como o tipo do
cabelo do cliente e quais procedimentos ele segue. Com isso, nossas Consultoras
estarão aptas para compartilhar uma recomendação de produtos e uma melhor
rotina de tratamento.
“Hoje, a tecnologia nos permite evoluir e construir mais um
recurso para melhorar a qualidade da experiência de consultoria dos clientes.
Com o Diagnóstico Capilar Natura, queremos ajudar cada vez mais nossos
consumidores a entenderem sobre suas reais necessidades, fazendo uso do que há
de mais tecnológico, seja por meio dos nossos produtos ou pelas experiências
exclusivas que promovemos”, comenta Roseli Mello, líder global de P&D da
Natura.
A executiva também recorda os desafios impostos pela
pandemia durante o período de desenvolvimento da ferramenta. De acordo com
Roseli, houve uma preocupação da equipe em garantir a segurança das pessoas,
tendo em vista a necessidade de contato físico com o cabelo do cliente.
“Evidentemente, a continuidade dos testes foi considerada como inviável naquele
período já que poderia trazer um risco de contaminação pelo coronavírus durante
o processo. Aproveitamos esse meio tempo para aprimorar ainda mais o algoritmo
da solução e sua recomendação de produtos e repaginarmos a aplicação do teste que
nos ajudará a entender a percepção dos consumidores em relação à tecnologia”,
explica.
A experiência de Diagnóstico Capilar está disponível desde
outubro deste ano, para os clientes que visitarem as lojas Natura participantes
do piloto localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e
Florianópolis. Em 2023, além do lançamento de uma versão da ferramenta no
espaço digital da consultora para os clientes quiserem aproveitar uma
consultoria mais personalizada, a empresa também pretende levar o Diagnóstico
Capilar para uma loja na capital do Chile, Santiago.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de
higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América
Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura
&Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e
Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a
certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua
atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.
É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping
Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free
International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não
realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações
na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia,
os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio
do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem
Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes
sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Sobre Natura Lumina
Lançada em 2019, Natura Lumina é a linha completa de cabelos
que trata do couro aos fios. A marca aprende e reproduz a inteligência natureza
em inovação de alta performance para todos os tipos de cabelos. Com a exclusiva
biotecnologia pró-teia, uma proteína vegana que se adapta ao nível do dano,
regenera o fio de dentro para fora.
Combinando fórmulas de alta performance com sensorial prazeroso,
resultados comprovados e uma assinatura olfativa única. Um convite para uma
relação mais saudável e fluída com seus cabelos, sua beleza e a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário