terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Com aumento do turismo no final de ano, empreendedores do Nordeste focam na agilidade e segurança dos meios de pagamentos



Um dos mais reconhecidos agregadores de informações de viagens, o site Decolar divulgou os destinos nacionais mais buscados para as férias de verão deste ano.
No ranking das 10 cidades brasileiras mais procuradas, 7 estão localizadas no Nordeste (Rio de Janeiro/RJ, Maceió/AL, Natal/RN, Fortaleza/CE, Foz do Iguaçu/PR, Gramado/RS, Porto de Galinhas/PE, Porto Seguro/BA, João Pessoa/PB, Salvador/BA). E segundo o Ministério do Turismo, pelo menos 10 milhões de pessoas devem aproveitar as festas de Réveillon nos tradicionais destinos do País e movimentar mais de R$ 6,8 bilhões na economia nacional.

A virada do ano deve consagrar um ano de recuperação do turismo brasileiro, especialmente em serviços como hotelaria, alimentação do lar (bares e restaurantes), transportes, entre outros. E para atender toda essa demanda, especialista do Sicredi – Instituição Financeira Cooperativa – ressalta que os empreendedores devem estar preparados para garantir a segurança e rapidez dos meios de pagamento.

"Com a chegada do verão e o aquecimento da economia na região, é fundamental aos empreendedores a utilização de meios de pagamento que garantam segurança e praticidade nas operações. Hoje, os pagamentos digitais são os mais utilizados e permitem aos nossos associados mais comodidade e autonomia na hora de realizar as transações do seu comércio", explica Raquel Viana, analista de Desenvolvimento de Negócios - Meios de Pagamento da Central Sicredi Norte/Nordeste.

No primeiro semestre deste ano, o Sicredi já havia disponibilizado mais de R$ 6,8 milhões em crédito para empreendimentos de turismo no Nordeste, em especial, empresas de hospedagens, bares e restaurantes e também transporte. “O Turismo é uma das vocações da região que já vem sendo trabalhada e hoje representa uma fonte de recursos muito importante, desde a geração de emprego e renda, bem como de cidadania, por meio do acesso a lazer e bem-estar. Nesse contexto, o Sicredi apoia diversos projetos ligados ao setor, concedendo crédito e fazendo o dinheiro girar na própria região”, afirma Marcos Barbosa, consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste.

Acompanhando esse crescimento, o Sicredi Vale do São Francisco trabalha com diversos meios de pagamentos digitais, entre eles as máquinas de cartões  utilizadas por associados microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas (PJ) e pessoas físicas (PF). "As máquinas também contam com o pagamento via Pix, permitindo ao dono do negócio receber e transferir valores a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana", acrescenta o diretor executivo do Sicredi Vale do São Francisco, Albérico Pena.

De acordo com a base de dados de novembro deste ano, a Central Sicredi Norte/Nordeste tem 15.270 mil máquinas de cartões ativas, distribuídas nos 9 estados do Nordeste e no estado do Pará, no Norte, e mais de 12,6 mil associados pessoa jurídica que possuem comércio atacadista e/ou varejo na região. Desta forma, também são mais de 12,6 mil comerciantes que garantem a segurança e a praticidade na hora de vender seus produtos e/ou serviços.

"Já os associados que buscam fazer suas compras com as melhoras formas de pagamento digital contam com o Internet Banking (IB) e aplicativo mobile, usados para transferências – TED e DOC, e Pix; carteiras digitais, que permitem o uso do smartphone/smartwatch em substituição ao cartão de crédito em suas transações, além dos tradicionais cartões de crédito e débito" concluiu Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário