segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Sid3 lança “Cidade de Barro” na programação do Tipóia Festival em Tracunhaém



O músico pernambucano Sid3 lança seu novo projeto na programação do Tipóia Festival, que acontece no próximo sábado (12/11) às 21h. O evento está na sua 22ª edição, terá três dias de atividades e reúne cultura popular, música independente, diversidade cultural pernambucana e resistência.

Em Sid3 Cidade do Barro, o artista propõe explorar a sonoridade de sua terra, trazendo o som do barro e a herança da sua ancestralidade indigena. Um som elegante, instrumental experimental, original da música da Mata Norte. O projeto traz como reflexão as sonoridades captadas ao dia-a-dia, como na produção das peças de cerâmicas, sons gravados nas Olarias de Tracunhaém, conversas com os Mestres Artesãos, o som do trabalho manual, da queima das peças no forno, da pisada do barro e dos instrumentos musicais feitos de barro.

Com uma trajetória de mais de 30 anos na música, Sid3 acumula experiência rítmica e uma capacidade criativa que merecem ser provocadas. “O disco chega com 7 músicas e traz versões do meu primeiro albúm Sid3 Sacrifício e Fé, o trabalho é uma estética que me faz voltar às origens, tendo em vista a minha cidade natal, Tracunhaém, que tem a forte tradição indigena dos povos Tupi (Tapirurama), na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A partir de vivências e estudos desde que comecei na música me conecto com a minha ancestralidade”. Completa o músico e produtor Sid3.

Buguinha Dub assina a produção musical do álbum, a formação do grupo é bastante inusitada, um Quarteto: bateria (Sid3), sanfona (Mahatma Costa), baixo (Jobeni Oliveira) e Buguinha Dub – unindo o tradicional e o contemporâneo.

Sidclei é o idealizador e coordenador do Tipóia Festival, que acontece desde 1999, como um ato de resistência, na cidade de Tracunhaém, abrindo espaço para a música independente, principalmente as bandas regionais

O projeto “Cidade de Barro” é uma produção da Epahey Produções e Cintia Viana, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

SOBRE O ARTISTA: Artista pernambucano, nascido na cidade de Tracunhaém, seu interesse pela música surgiu quando ele brincava com a bateria que confeccionou com latas, aos 18 foi estudar no Centro Musical de Olinda, CEMO. Em 1999 entrou no grupo Chão e Chinelo, com quem fez sua primeira turnê internacional em 2000. Em 2001 voltou à Europa acompanhando a cantora Renata Rosa. No período de 2002 a 2005 integrou o grupo Terno do Terreiro que acompanhava Maciel Salu.De lá para cá participou de trabalhos com a Cantora Isaar, premiando o disco “Copo de Espuma”, pelo Prêmio Pixinguinha em 2009. Com o grupo Ticuqueiros de Nazaré da Mata, levou seu

som regional para Barcelona e Portugal.No ano de 2012 participou da Turnê “Caravana do Coco e da Ciranda” percorrendo países como França, Inglaterra e Itália, acompanhando Santino Cirandeiro.Desde 2011 firmou seu potencial didático voltando às suas raízes, na cultura do “bater caneco de lata”. Lançou seu primeiro disco em 2015, "Sacrifício de Fé”. Em sua carreira gravou discos importantes dentro do cenário musical Nacional, com artistas como: Elba Ramalho, Lirinha, Santino Cirandeiro, Julio Holanda, Fred Andrade, Maciel Melo e outros.

Serviço:

Data: 12/11/2022 (sábado)

Local: Praça Costa Azevedo, Centro - Tracunhaém

Horário: 21h

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário