Mantida pela Cia. DPaschoal, a Fundação Educar acredita na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.
Dentro desse contexto, a Academia Educar, cria oportunidades para que adolescentes de 13 a 16 anos de escolas públicas descubram o seu potencial, se reconheçam protagonistas, desenvolvam suas habilidades socioemocionais e sejam capazes de transformar a sua realidade, de suas escolas e suas comunidades.
O Presidente da Cia DPaschoal e grande entusiasta dos projetos desenvolvidos pela Fundação Educar, Luis Norberto Pascoal, esteve presente no encontro e reforçou a mensagem de que nada se faz sozinho, além da importância do protagonismo e de estar conectado, em rede, para a construção de um mundo que, de fato, promova valores melhores para todos. “Atualmente usamos muito o “eu” e precisamos mudar para “nós”. Não importa se você é um líder de uma empresa ou um jovem ainda na escola: quando não pensamos no coletivo, não crescemos como indivíduo e não prosperamos enquanto sociedade”, afirmou Luis Norberto.
Participante da primeira turma da Academia Educar, no ano de 1991, Alnir Ribeiro destacou a importância do projeto em sua trajetória de vida. “Fomos a primeira turma em 1991 e 1992. Então a grande pergunta é: o que esse progresso ou esse processo acarretou na minha vida? Bom, fez grande diferença, porque não só como cidadão, mas como empresário também, porque tudo que a gente aprendeu sobre protagonismo, altruísmo, fez diferença na nossa vida, não só profissional, como na vida pessoal também. Acho que o recado principal era a gente ser agente multiplicador em prol da sociedade, em prol do nosso país, e isso a gente leva na nossa vida de uma forma total, sendo família, empresa, enfim, onde nós estamos, a gente está sendo agente multiplicador e altruísta”, reforçou Alnir.
Já Aline Regina Sirotto, que também participou de uma das edições da Academia Educar, revelou a mudança que o projeto proporcionou em sua vida. “A Fundação mudou a minha vida 360º. Foi a partir desse momento, que eu descobri o que eu queria para a minha vida, que era devolver para o mundo todo, benefício, todo o amor, tudo que eu tinha de facilidade. E foi a Fundação que despertou em mim que essa semente do ‘incomodado muda o mundo’, tá dentro de cada um de nós. Tive muitas, muitas transições de carreira, de vida. E foi essa estrutura lá aos 14 anos, que me permitiu lidar com tudo isso, não é com tanta facilidade, mas sim com tanta fluidez”, disse Aline.
Hoje Conselheira na Fundação Educar, Rafaela Obrownick Lopes, também foi uma das participantes da Academia Educar e, durante o ‘Encontrão’, revelou as oportunidades que surgiram após sua participação no projeto. “Em geral mudou tudo, quando eu entrei na Fundação eu era uma pessoa mais difícil, mal humorada e achava que eu sempre estava certa. A Fundação é um lugar muito diverso, as pessoas vêm de todos os espaços, têm todos os tipos de experiência e a Fundação te coloca nesse lugar que você é obrigada a conviver e respeitar essas diferenças. Na Academia a gente começa entender quem a gente é, e como aplicar nosso potencial no mundo, seja na escola, na família, na comunidade, em um futuro emprego, então é muito transformadora nesse sentido. A gente começa a sair da nossa bolha, tem gente que entra na Academia sem pensar em uma formação acadêmica e aqui isso muda, então acho que essa é a maior virada de chave que a gente tem”, revelou Rafaela.
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler”, “Educar Para Empreender”, “Cooperar com o Social” e “SER Educar” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário