A Gengivite é uma inflamação causada pela placa bacteriana, que se forma de maneira constante nos dentes e na gengiva, às vezes por acúmulo de restos de alimentos, como explica o cirurgião dentista Everaldo José de Albuquerque Serpa Filho. “Se a placa bacteriana não for removida pela escovação e uso de fio dental, ela produz ácidos que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite. Neste estágio inicial, se a gengivite não for tratada ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos mais graves e permanentes”, conta Doutor Everaldo Serpa Filho
Pensando nisso, a marca Even separou umas dicas na hora de usar o fio dental para caprichar na escovação:
- É necessário aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos;
- Recomenda-se que passe o fio entre os dentes e faça movimentos leves. A intenção é limpar e não machucar.
- É preciso deixar o fio entrar cuidadosamente na linha da gengiva, cerca de 2 ou 3 mm.
- O fio dental precisa abraçar o dente, por isso quando acertar o local, passe o fio para cima e para baixo, alcançando todas as curvas de cada dente.
- E por fim, vale lembrar: hábitos como esse são ensinados desde a infância. Ensine seus filhos a passar o fio dental diariamente. Vale dar uma mãozinha no início até que dominem a técnica e passem o fio dental com suavidade.
Com todas essas dicas, problemas como a gengivite podem ser evitados. Mas, o cirurgião dentista Everaldo Serpa Filho alerta para os sintomas clássicos, que incluem gengiva vermelha, inchada e sensível. A mesma pode sangrar durante a escovação e o uso do fio dental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário