A 1ª Expo Preta, que ocorre no RioMar Recife até 20 de novembro, tem justamente o objetivo de visibilizar o trabalho de afroempreendedoras e afroempreendedores, estimulando o empoderamento através da autonomia financeira. Entre os 18 expositores, estão 10 mulheres das comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Ilha de Deus, que vão exibir e comercializar os seus produtos e serviços no Piso L3, das 12h às 22h, no sábado, e das 12h às 21h, no domingo.
No setor de moda, destacam-se Cleyse Amaral, da Lady Cya, Luana de Oliveira, da Voar Moda Praia, Luciana Silva, da Moda Mangue, Patrícia Souza, da Maré Moda, e Risoneide Nunes, da Mytella Design. Também haverá serviços de fisioterapia Integrativa, com Beatriz Sales, de unha em gel, com Milena Araújo, da Nails Designer, e de tranças, com Miqueline Batista - A Famosinha das Tranças, e Francielly Ferreira, do Espaço Fran Ferreira Unhas e Penteados. Já a chef Negralinda venderá porções congeladas de pratos como sururu e mariscada.
"A participação na mostra vai permitir um contato direto com o público e o consumidor. Estar no evento nos deixa potentes não só economicamente, mas como pessoas", diz a artista visual, grafiteira e designer Patrícia Souza, que vai apresentar a coleção Linhas Botânicas, da sua marca Maré Moda.
Para Geiseane Gomes, a Negralinda, acessar o espaço do shopping traz outra perspectiva de valorização da gastronomia do mangue. "Quem mora na comunidade enfrenta muito preconceito. Ao participar de uma mostra em um shopping como o RioMar, as pessoas têm a chance de saber que os nossos produtos e serviços têm qualidade, independente de onde a gente venha. Nossa luta é para que nos valorizem e paguem o preço justo", afirma. Através do Instituto Negralinda, Geiseane desenvolve um importante trabalho na Ilha de Deus de conscientização sobre a preservação dos manguezais e de turismo de base comunitária.
A abertura da 1ª Expo Preta ocorreu na quinta-feira (17), no Teatro RioMar, com um bate-papo entre Nina Silva, empreendedora considerada a Mulher Mais Disruptiva do Mundo e fundadora do Movimento Black Money, e Manoela Alves, diretora executiva do Instituto Enegrecer. A conversa foi mediada pela jornalista da TV Globo Maristela Niz. Também houve shows de Barbarize e de Toni Garrido e banda.
O acesso à mostra de afroempreendedorismo é gratuito, assim como toda a programação dos dias 18, 19 e 20, que inclui painéis de conteúdo e apresentações artísticas.
Confira abaixo o perfil das afroempreendedoras:
Beatriz Sales - Fisioterapia Integrativa / @beatrizsales.fisio
Contato: 98186-2998
A fisioterapia integrativa tem como objetivo entender todas as causas de adoecimento do organismo e tratar sem prejudicar a saúde. Nesta feira, Beatriz vai trazer para expor o material de avaliação e alguns dos recursos e produtos que utiliza como terapêutica.
Cleyse Amaral - Lady Cya / Moda StreetwearLady Cya / @lady.cya
Contato: 99222-3168
Cleyse Amaral já sonhava em atuar na área de moda e empreender dentro desse universo desde os 15 anos. Mergulhou de cabeça no universo da moda, passou a costurar, modelar e criar designers que dão vida a blusas, calças, vestidos, shorts e muitas outras peças de roupas. Cleyse se identifica como modelo independente e afroempreendedora. Suas criações seguem as nuances da moda urbana, apostando na pegada mais underground.
Francielly Lopes Ferreira - Espaço Fran Ferreira Unhas e Penteados / @espaco_franferreira
Contato: 98956-6474
Jovem da Brasília Teimosa que trabalha com tranças nagô, unhas naturais e SPA dos pés.
Geiseane Gomes - Bistrô Negralinda / @chefenegralindaoficial
Contato: 99946-1334
A Chef Negralinda é a Presidente do Instituto Negralinda. Nascida e criada na comunidade pesqueira da Ilha de Deus, a ex-pescadora e marisqueira é reconhecida chef de cozinha, empreendedora social no ramo de gastronomia do mangue e sócia proprietária do Bistrô Negralinda.
Luana Cristina Souza de Oliveira - Voar Moda Praia / @luvoar
Contato: 98459-3824
Jovem, mulher, encantada pela pauta da sustentabilidade, encontrou-se empreendedora no desenvolvimento de produtos com materiais biodegradáveis.
Em linha com seu espaço de vivência (bairro de Brasília Teimosa), busca em parceria com instituições do território, auxiliar na formação de mulheres jovens e contribuir com a economia local.
Luciana Silva - Moda Mangue / Biojóias - @modamanguebiojoias
Contato: 98514-5526
Engajada com as pautas sociais, em especial as que envolvem o bairro de Brasília Teimosa, e preocupada com o princípio de beneficiar o próximo, Luciana Silva criou, em 2018, a Moda Mangue Biojoias. A empresa trabalha com a criação de joias, tendo como matéria-prima escamas de peixe. Seu principal objetivo é gerar renda às mães solo de Brasília Teimosa, que colaboraram com a montagem das peças da marca.
Milena Araújo - Nails Designer / Unha em gel - @milenaaraujonails
Contato: 99482-0924
Apaixonada pelo que faz, iniciou as atividades de Nails Design por necessidade, mas não se vê realizando outra coisa. Com seu amor pela função, tem uma técnica sempre aprimorada e refinada, que é validada pela enorme satisfação de suas clientes. Mulher negra periférica, encontrou no empreendedorismo, com os serviços de manicure, o campo de transformação social.
Miqueline Batista - A Famosinha das Tranças / @afamosinhadastrancas
Contato: 98489-7064
Mulher negra, 27 anos, moradora do bairro de Brasília Teimosa, aprendeu a arte de trançar cabelos com a mãe, que aprendeu com a sua avó. A ancestralidade da técnica afro vem garantido seu sustento há 15 anos. A Famosinha das Tranças, como é conhecida, desponta como uma das mais talentosas da cidade do Recife.
Patrícia Souza - Maré Moda / @mare_clothing
Contato: 99722-3145
Patrícia ferve em criatividade. Sua vivência em espaços diversos e sua convivência com comunidades reforçam a sua vocação. Esse jeito de fazer moda se revela não apenas na produção de roupas, mas oferece um estilo especial para quem ama estar conectado com pautas sustentáveis.
Risoneide Nunes - Mytella Design / Biojóias - @mytelladesign_
Contato: 99292-0862
Professora de geografia e encantada por construir novas perspectivas com a juventude, Riso (como é conhecida pelas alunas e alunos) inova com a criação de peças a partir da casca do marisco. Como perspectiva de solução para esse descarte, surgem as biojoias, que hoje são a matriz da marca Mytella. As peças carregam a união entre beleza e preservação do meio ambiente.
Programação da Expo Preta:
Dia 19
12h - Abertura da mostra / DJ Phino
14h30 - Painel I - Moda como ferramenta de transformação social (Mariane Batista / Cassio Bonfim)
16h - Oficina - Tranças (João Perfeito)
18h30 - Painel II - Afroempreendedorismo nas comunidades (Ana Benedita / Taiguara Borges)
19h30 - Apresentação cultural (Okado do Canal)
DJ Milena Cinismo
Dia 20
12h - Abertura da mostra - Dj Vilão na Voz
14h30 - Painel I - Comunicação como Instrumento do Afroempreendedorismo (Lenne Ferreira / Yane Mendes)
16h - Oficina - Tranças (João Perfeito)
18h30 - Apresentação cultural (Maracatu Baque Mulher)
19h - Apresentação Cultural (Pagode Nosso Jeito)
DJ Big
Nenhum comentário:
Postar um comentário