quinta-feira, 26 de maio de 2022

Suave lança “Devir Arcano”, projeto baseado nas cartas do Tarot! Ouça os dois primeiros singles já nos streams!

 


Por que prever o futuro quando podemos criá-lo? Entre o livre-arbítrio da liberdade individual neoliberal e o conformismo inexorável do destino, existe algo muito mais real e potente: a dança.
Neste experimento, suave dx artista não-binárie paulista Resna, se propõe a mergulhar profundamente na simbologia dos arcanos maiores do tarot. Cada uma das cartas fizeram companhia prx Resna por semanas a meses, num processo de devir culminando na criação de uma canção para cada uma das cartas.

Toda a jornada está sendo documentada e a cada 15 dias uma música será divulgada como single, sempre com uma ilustração da artista visual paulista Vitória Lobo. Sendo assim, ao final do processo são 24 músicas baseadas nos arcanos do tarot, e um baralho ilustrado com artes da Vitória. Os som serão lançados nas redes dx suave e levados para todos os streams pelo selo Hominis Canidae REC.

As duas primeiras faixas chegaram aos serviços de stream neste mês de maio e se referem exatamente às duas primeiras cartas do baralho do tarot.

Louco (arcano O)   é uma faixa densa e introspectiva. “gosto de associar o louco com uma certa movimentação inocente em direção ao desconhecido; um gesto de curiosidade comum em crianças e animais, e que aos poucos morre quando cedemos ao medo, à ilusão do conforto, à exploração capitalista.... processos familiares a quase todo ser adulto-adulterado. muitos dos que encontram forças para resistir são (in)justamente tachados de loucos”, comenta Resna sobre suas ideias para a canção. “Por se tratar do número zero, esse arcano se encontra não só no começo de uma jornada, como também se faz presente em todo o processo - como o cão que acompanha a protagonista nas ilustrações mais tradicionais da carta. toda jornada carrega riscos. mas aqueles que entendem a arte da prudência podem sempre encontrar na loucura uma potência vitalista e libertadora. basta se jogar no mundo”, complementa x artista


A segunda canção é Mago (Arcano 1) , representada por uma canção instrumental mais curta e dentro dos moldes tradicionais, sem perder a característica lo-fi. “esse arcano é um mestre das ferramentas, técnicas e linguagens. representa o impulso humano de colocar no mundo aquilo que está dentro: visões, desejos, sonhos... enfim. é aquela força pra começar a dar corpo e voz”, explica Resna. "Lembro que quando comecei a entrar nesse devir, ainda no final de 2018, usei muito dessa força pra me colocar em atividade e pensar em como apresentar esse projeto. "quero agir no mundo. sair do virtual." - escrevi na época. mal sabia eu o que estava por vir…”, complementa.

O projeto de um ano, com 2 canções por mês, será divulgado sempre ao final de cada mês pelo selo Hominis Canidae. Mas é possível conferir o projeto antes acompanhando as redes do projeto suave: https://www.instagram.com/suaveleras/

Vale lembrar que o projeto suave tem um álbum, um EP e diversos singles lançados nos streams, todos pelo Hominis Canidae REC e você encontra

Clicando Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário