Segundo Adriana Weitzel, psicoterapeuta, saber se comunicar é fundamental para a nossa vida profissional, não apenas para executar tarefas, mas também para nos relacionarmos e criarmos conexões uns com os outros.
“Quando a pessoa consegue criar conexões, ela é muito mais suscetível a crescer dentro de uma empresa, pois ela transmite mais confiança, consegue resolver questões com mais objetividade e certamente apresentar uma melhor capacidade de ensinar e aprender”, comenta Adriana Weitzel.
A psicoterapeuta explica que a comunicação começa através da escuta, por isso, a importância de ser claro e objetivo para que a mensagem possa impactar positivamente na compreensão e ter um plano de ação para propor soluções, mostrar valor ao seu trabalho ou produto.
A comunicação através das redes sociais está cada vez mais recorrente, e isso exige cuidados redobrados, pois a mensagem escrita pode ser interpretada de acordo com os sentimentos da pessoa que lê, então é essencial desenvolver uma linguagem direta e persuasiva.
A Adriana Weitzel compartilha 4 Chaves para melhorar sua comunicação:
1° Chave: Clareza nas mensagens do WhatsApp
Procure escrever a mensagem o máximo de clareza possível, pois temos que tomar cuidado com a interpretação da pessoa que irá ler o texto. Em assuntos mais delicados envie um áudio utilizando um tom de voz leve e agradável, assim evitamos ruídos na comunicação.
Utilize emojis, afinal eles ajudam a contextualizar a mensagem, deixando menos dúvidas para interpretação do leitor, use no final das frases para fechar uma ideia por exemplo, para dar boas-vindas ou se despedir, mas cuidado pra não exagerar, afinal queremos também transmitir credibilidade.
2ª Chave: Comunicação para vendas:
Para se destacar e aumentar sua conversão, busque um modelo de venda mais humanizada, afinal ninguém gosta de vendedor chato não é mesmo?
Nunca fale direto o que você vende e o preço no primeiro momento, antes acolha bem o cliente, procure entendê-lo, pergunte sobre qual problema ele deseja resolver e então proponha soluções, mostrando como seu produto ou serviço poderá ajudá-lo.
Essa entre outras estratégias eu ensino para terapeutas, psicólogos, profissionais liberais entre outros que não gostam de fazer vendas, que existem muitas maneiras de vender e ajudar os clientes a melhorarem suas vidas, eu utilizo formas mais humanizadas, são excelentes tanto para whats como para abordagens off-line, aumentando muito a taxa de conversão.
Um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, mostra que só 7% da comunicação é relacionada às palavras, enquanto 38% é referente ao tom de voz. Já 55% da porcentagem pertence à linguagem corporal.
3ª Chave: Linguagem corporal, e tom de voz
Seja em reuniões presenciais ou por videoconferência, evite ficar com braços cruzados, olhos pra baixo, comprimente o cliente olhando nos olhos, sorrindo, com tom de voz agradável, assim você transmitirá confiança e conexão.
4ª Chave: Escuta Ativa
Ouça com muita atenção seu cliente, uma boa comunicação começa com uma escuta ativa, ela te permitirá entender melhor seu cliente, quando estiver ouvindo balance a cabeça com sinal positivo, incline o corpo pra frente mais perto do cliente, isso demonstrará que você está se importando e prestando atenção naquela mensagem.
Fonte
Nascida em Petrópolis (RJ), Adriana Weitzel é formada em Administração de empresas.
Psicoterapeuta, Master em PNL (Programação Neurolinguística), com formação Internacional em Coach Generativo, Hipnose e Hipnose Clínica, atua com Terapias Breves, através dessas ferramentas. Instagram: @adriana.weitzel
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