segunda-feira, 23 de maio de 2022

Hospital Santa Joana Recife inaugura ambulatório pós-Covid



Em abril, o Santa Joana Recife implementou mais um serviço especializado no hospital, o ambulatório pós-Covid. O novo espaço é dedicado ao tratamento de pacientes diagnosticados com a síndrome pós-Covid, também chamada de Covid longa, termos criados para descrever os efeitos do coronavírus, que continuam por semana, ou até meses, após a doença inicial.

Inicialmente, o ambulatório está funcionando nas terças e quartas-feiras. Alfredo Leite e Gabrielle Souza, pneumologistas do Santa Joana Recife, estão à frente do espaço. De acordo com o médico Alfredo Leite, 10 a 20% das pessoas que tiveram Covid-19 apresentam sintomas da Covid longa.

“Falta de ar, tosse insistente e fadiga são os sinais mais comuns. Outros pacientes também se queixam de dor de cabeça, fraqueza, dor muscular, ansiedade e depressão”, afirma o médico. “Geralmente, a síndrome pós-Covid acomete quem passou por um quadro grave do vírus, precisou de internação, alguns até na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Porém, pessoas que tiveram quadros leves também estão sendo acometidas, o que intriga bastante os especialistas e vem sendo pauta para diversos estudos”, acrescenta.

Por se tratar de algo novo, não se sabe ao certo quanto tempo leva para a recuperação total da síndrome da Covid-19, mas já é possível informar que a duração da complicação pode variar entre diferentes indivíduos. Um estudo realizado no Reino Unido identificou que a síndrome afeta cerca de 10% dos jovens de 18 a 49 anos, aumentando para 22% das pessoas com mais de 70 anos.

Nesses casos, a vacinação também se apresenta como grande aliada. De acordo com pesquisa realizada pelo King’s College London, duas doses da vacina contra a Covid-19 reduzem pela metade o risco de desenvolver Covid prolongada em adultos infectados.

A doença não se enquadra como contagiosa, já que os sintomas são causados pela resposta inflamatória do corpo ao vírus, continuando além da doença inicial. “O sofrimento da Covid não termina com o fim da doença aguda, então, um percentual dos pacientes continua sentindo as consequências da doença. Além disso, também existem as limitações que atrapalham no trabalho e na vida habitual. A implementação do ambulatório é muito importante para propor um acompanhamento médico específico e a continuação do estudo em relação à Covid longa”, finaliza Alfredo Leite.


SERVIÇO:

Implementação do ambulatório pós-Covid no Hospital Santa Joana Recife

Dias de funcionamento: terças-feiras das 14h às 16h e quartas-feiras das 15h às 19h.

Local:  Rua Joaquim Nabuco, 200 - Graças, Recife – PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário